INOVAÇÃO

Câmera fará reconhecimento facial em Mogi das Cruzes

ESTRÁTEGIA Sistema de monitoramento de vários pontos da cidade por meio de câmeras será ampliado em Mogi das Cruzes. (Foto: arquivo)
ESTRÁTEGIA Sistema de monitoramento de vários pontos da cidade por meio de câmeras será ampliado em Mogi das Cruzes. (Foto: arquivo)

O Departamento de Recursos e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Mogi das Cruzes prepara a licitação para aquisição de um conjunto de novas ferramentas tecnológicas voltadas à área de segurança pública no município, entre eles as câmeras de reconhecimento facial. A expectativa é de que o certame seja iniciado ainda este ano.

A tecnologia deverá auxiliar na segurança municipal, já que poderá ser utilizada em diversas situações, desde a busca por uma pessoa desaparecida até a procura de um criminoso após ocorrência ou da localização de um procurado pela Justiça. O sistema fará a verificação das características dos cadastrados em um banco de dados e emitirá alertas em caso de ocorrência positiva.

Os investimentos fazem parte dos recursos obtidos pela administração municipal junto ao Governo Federal, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT3).

Além disso, o sistema também poderá auxiliar em outras situações dentro do trabalho da administração municipal, como a contagem de pessoas que circulam por determinado local ou a leitura de placas e características de veículos que circulam, em uma ação semelhante a que já é desenvolvida hoje pelo projeto Barreira Eletrônica.

Na Festa do Divino Espírito Santo deste ano, o sistema de reconhecimento fácil foi testado em um ônibus da Guarda Municipal e funcionou por meio de telas de computador e câmeras, que monitoraram o local durante todo o evento.

O sistema precisa de um banco de dados com rostos cadastrados para fazer o reconhecimento facial, o índice de precisão supera os 90% e a tecnologia permite que a identificação ocorra até mesmo com fotos disponíveis nas redes sociais. Para a captura das imagens foram utilizadas seis câmeras, sendo uma de 360 graus. Quando algum procurado pela Polícia é reconhecido, aparece na tela um aviso em vermelho e a equipe de segurança pode agir.

O edital de licitação deve abranger ainda ações como a implantação de câmeras em veículos, a possibilidade de utilização de bodycams com tecnologia 4G, modernização do sistema de rádio e alarmes, entre outros.

Outro investimento importante previsto no PMAT3 é a construção da nova Central de Inteligência, que ficará na avenida Engenheiro Miguel Gemma e concentrará todas as estruturas da Secretaria de Segurança, inclusive a nova Central de Monitoramento.

A Prefeitura de Mogi informou ainda que vem investindo na ampliação do sistema de monitoramento por câmeras. Está em fase final a instalação de 23 novos aparelhos em ruas, avenidas e praças de várias regiões da cidade, priorizando as entradas e saídas do município e vias que podem ser utilizadas como rotas de fuga para criminosos. Anteriormente, outras 17 câmeras já haviam sido implantadas. Com isso, o número de equipamentos em vias da cidade praticamente dobrou, chegando a quase 100 aparelhos.

.


Deixe seu comentário