MELHORIAS

Mogi assina assina contrato de R$ 6,5 milhões para obras no Mercado do Produtor, Mercadão e feiras

DEMANDA ANTIGA Mercado Municipal receberá melhorias, como a instalação de uma praça de alimentação. (Foto: arquivo)

As feiras livres de Jundiapeba, Braz Cubas e Vila Nova Aparecida, no distrito de César de Souza, receberão cobertura e instalação de banheiros. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), durante a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para financiamento das obras de revitalização do Mercado do Produtor e do Mercado Municipal. Nos próximos dias, a administração municipal deverá abrir licitação para escolha das empresas responsáveis pelas intervenções, que custarão cerca de R$ 6,6 milhões.

Melo disse que o próximo passo é a Secretaria Municipal de Agricultura finalizar o processo e encaminhá-lo à pasta de Gestão para ser licitado, garantindo o início dos serviços o mais rápido possível. A expectativa é de que as obras de maior proporção levem até um ano para ser concluídas. A Secretaria Municipal de Gestão deverá definir ainda se todas as intervenções serão licitadas em apenas um contrato ou se cada empresa será contratada para uma obra.

O prefeito destacou a criação, no Mercado Municipal, de uma praça de alimentação, demanda antiga de comerciantes e frequentadores. “Isso, inclusive, deve fortalecer a parte superior, porque são espaços menores e a gente foi ouvir a demanda deles. Já no Mercado do Produtor, toda a instalação passará por reforma porque é um prédio muito antigo, além da criação de espaços que possam atender melhor os clientes”, destacou.

INVESTIMENTO Marcus Melo assinou ontem o contrato com a CEF para financiamento de obras de revitalização. (Foto: divulgação)

No caso das feiras livres, o chefe do executivo lembrou que as três já estão consolidadas na cidade e a proposta é cobri-las para diminuir os impactos do clima, tanto de chuva quanto de sol forte, construir de banheiros e ainda colocar gradil, para que possam ser fechadas. “Isso vai permitir, no futuro, além da realização das feiras, também outras atividades dentro desses bairros, não só na parte comercial, e quem sabe até outras feiras noturnas, que têm se tornado opção para as famílias na cidade”, destacou.

A assinatura do contrato foi acompanhada por vereadores e secretários municipais, além de pessoas ligadas aos espaços contemplados pelas melhorias. O boxista Wagner Yoshio Kaomeoka, do Mercado Municipal, no Centro, disse que a revitalização era cobrada da Prefeitura há algum tempo, principalmente em relação à melhoria na cobertura e ações para fomentar as compras no comércio, um dos mais tradicionais da cidade. “A revitalização dos banheiros, que são os únicos públicos no Centro, e demos uma melhorada neles, vai atender melhor o público. Isso atrelado com a construção da praça de alimentação na parte superior, que deixará o mercado mais atrativo”, disse o boxista.

Rosana de Penha Nascimento é boxista no Mercado do Produtor. Ela avaliou como positiva as ações da Prefeitura para melhorar a estrutura do local e destacou que a categoria tem tido abertura com a administração municipal, que já proporcionou a reforma de uma guarita, além de disponibilizar um agente da Guarda Municipal para atendimento no local. “Agora vamos estudar junto com o pessoal o que há de prioridade para ser feito. Estávamos esperando essa verba. O mercado é grande e tem bastante coisa para ser melhorada”, pontua.