INFOSIGA

Levantamento mostra aumento no número de mortes no trânsito em Mogi

A maior parte dos acidentes com mortes aconteceram na área urbana no mês de junho. (Foto: arquivo)

Com oito mortes registradas no trânsito de Mogi das Cruzes em junho de 2019, o índice de acidentes fatais na cidade apresentou alta de 700% em relação a maio, quando ocorreu apenas um óbito, segundo dados divulgados ontem pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Apesar da alta, o número registrado nos primeiros seis meses deste ano é 11,76% menor que o do mesmo período do ano passado. Foram 34 mortes em 2019, contra 38 mortes registradas em 2018.

Ainda segundo o Infosiga, neste mês, 66% dos acidentes da cidade ocorreram em vias municipais, enquanto 26,35% ocorreram em rodovias, e 7,3% em locais que não foram definidos. A Polícia Militar registrou três acidentes na Mogi-Bertioga (SP-098) durante o feriado de Corpus Christi, no último dia 20.
Em maio, não houve registro de óbitos em acidentes deste tipo em vias municipais, enquanto a Mogi-Bertioga registrou um acidente com vítima fatal.

No acumulado deste ano, foram 34 mortes em acidentes de trânsito em Mogi. O número é 11,76% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 38 ocorrências fatais. Já em 2017, de janeiro a junho, ocorreram 24 acidentes fatais.

A Secretaria Municipal de Transportes informa que vem trabalhando para a diminuição nos índices de mortes em acidentes de trânsito em Mogi das Cruzes. A pasta afirmou que realizou uma análise dos dados, e identificou que os casos aconteceram em vias diferentes, em regiões diversas da cidade. “Metade dos acidentes aconteceu em noites de sexta-feira ou sábado, período considerado crítico em termos de segurança viária devido ao aumento na incidência de comportamentos de risco, como o uso de bebida alcoólica”, informou em nota.

Os dados demonstram que aconteceram quedas nos índices nos meses de março, abril e maio. No entanto, a SMT considera que os índices ainda são altos e, por isso, vem intensificando o trabalho integrado de sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito.

Entre janeiro e junho deste ano, o Estado de São Paulo registrou o menor número de fatalidades no trânsito desde o início da série histórica do Infosiga. No período, foram registradas 2.593 ocorrências, redução de 2% na comparação com 2018 (2.645). A redução chega a 20,6% na comparação com o primeiro semestre de 2015.

Óbitos em Decorrência de Acidentes de Trânsito em Mogi.

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Total

2017

3

7

2

1

4

7

24

2018

8

5

7

8

4

6

38

2019

13

8

2

2

1

8

34

Fonte: Infosiga.

Sistema

O Infosiga SP foi criado para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, dando início a um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Deixe seu comentário