SAÚDE

Junho Laranja conscientiza sobre cuidados com os dentes

As férias escolares do meio do ano chegaram. Pais e mães atentos para esse mês de julho – que também é conhecido como Julho Laranja, para a conscientização sobre os cuidados precoces da saúde bucal infantil – têm um desafio pela frente: manter em dia a limpeza dos dentes. É fato que manter a rotina durante os dias de folga da criançada é tarefa difícil, mas não impossível. Afinal, alguns hábitos não podem ser esquecidos: fazer as refeições, tomar banho e escovar os dentes.

Neste período, é certo que as refeições nem sempre são feitas nos horários regrados e muitas vezes são substituídas por lanches, pizzas ou doces. A qualidade e quantidade dos alimentos deve ser administrada por cada família, mas algo que nenhuma delas pode abrir mão é: escovação dos dentes após se deliciarem com as guloseimas.

“A rotina alimentar muda nas férias, mas o problema maior é que a criança está sempre comendo algo fora das refeições, o que faz com que o meio bucal fique sempre sujo. É um ambiente propício para que as bactérias possam agir e provocar as temidas cáries”, explica a odontopediatra Márcia Regina Bechelli, da Mogidonto.

Por isso, a dica é tentar manter uma higiene bucal adequada. “Se não der, se a criança ou bebê dormir sem escovar os dentes, é necessário fazer a higienização da boca, nem que seja com uma gaze molhada”, orienta Márcia.

Cuidado redobrado, portanto, para o período noturno. Tomar mamadeiras à noite antes de dormir, comer doces e adormecer são hábitos que devem ser evitados. “A sujeira por um período prolongado na boca é bastante prejudicial para a saúde bucal”, ressalta a especialista.

E durante o dia, as escovações devem seguir os hábitos de rotina já adotados durante o dia a dia. “Uso do fio dental deve ser estimulado logo na primeira infância, para que seja incorporado como um hábito para a vida toda”, afirma Márcia.

Deixe seu comentário