CADASTRO

Educação Infantil tem 119 vagas em Mogi das Cruzes

CADASTRO ÚNICO As inscrições para o ensino infantil serão recebidas até o dia 31 pela Prefeitura. (Foto: arquivo)

A Secretaria Municipal de Educação abre hoje, às 8 horas, o período de inscrições do Cadastro Municipal Unificado (CMU) para concorrer as vagas em período integral na Educação Infantil de Mogi das Cruzes. A inscrição poderá ser feita até quarta-feira, dia 31, as 17 horas. São oferecidos 119 vagas, em 21 unidades municipais de ensino infantil.

No site da Prefeitura, é possível conhecer a distribuição das vagas nas unidades existentes nos bairros. Apenas em um estabelecimento, o número de vagas é maior – na Vila Brasileira, onde há uma oferta de 38 vagas. Nos demais bairros, há possibilidade de se atender, no máximo, 10 crianças entre os ciclos Inicial e Infantil IV. Não há nenhuma vaga para berçário, na segunda chamada deste ano – a próxima acontecerá em novembro.

A distribuição das vagas é a seguinte: Distrito de Taiaçupeba (4), Jardim São Pedro (9), Piatã (8), Novo Horizonte (10), Parquelândia 910), Santo Ângelo (10), Santos Dumont (9), Vila Brasileira (38), Mogilar (2), Ponte Grande (6), Jardim Aracy (7) e Rodeio (5).

Para realizar o cadastro, basta um dos pais ou responsável comparecer à unidade escolar desejada para o ensino do filho, portando CPF da mãe ou responsável, certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço de Mogi das Cruzes, declaração de trabalho e comprovante de rendimento. Após preencher um formulário fornecido pela creche, será gerado um número de protocolo que deve ser anotado para futuras consultas.

De acordo com a Prefeitura, receberão prioridade as crianças de mães que trabalham na região próxima à creche, ou moradores próximos a unidade de ensino, além de famílias com baixa renda per capita ou vulnerabilidade social.

As inscrições poderão ser feitas em outras unidades além daquelas com vagas, porém a candidatura ficará aguardando a chamada e, assim que houver o surgimento de vagas, o inscrito receberá ligação da unidade de ensino.

Aqueles que já possuem cadastro não precisarão repetir a ação, porém se houver alteração de dados deverá ser atualizado na unidade de ensino escolhida.

Novas creches

Com previsão de entrega para até o fim de 2019, quatro novas creches estão sendo finalizadas em Mogi. Duas pertencem ao distrito de Jundiapeba, uma ao Mogi Moderno e uma ao Jardim Universo. Ao todo, serão oferecidas 722 novas vagas para crianças de diversas faixas etárias.

A rede municipal de alunos, que conta também com o Ensino Fundamental, possui cerca de 46 mil alunos. Uma outra obra em andamento é a construção de um Cempre, que atenderá a população de Jundiapeba.

O que é o CMU

O Cadastro Municipal Unificado (CMU) foi estabelecido no decreto municipal 13.965 de 05/02/2014 e é aberto três vezes por ano, nos meses de março, julho e novembro, ao lado das novas vagas para creches. O cadastro é um dos recursos do Sistema de Gestão Educacional (SGE), um método informatizado de gerenciamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação que dinamiza o encaminhamento de vagas e permite a identificação de locais com maior demanda de alunos.

Com o número de protocolo em mãos, basta aguardar a ligação da creche informando a vaga. As unidades de ensino de Mogi das Cruzes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outras informações sobre a abertura desse período de inscriões podem ser obtidas pelo telefone 4798-5086 ou 4726-1329.