ÁGUA

Abastecimento em Mogi deverá ser normalizado hoje

Normalização do abastecimento deve acontecer entre a noite de ontem e madrugada de hoje. (Foto: arquivo)
Normalização do abastecimento de água na cidade deve acontecer até a madrugada de hoje. (Foto: arquivo)

Após um dia inteiro com o fornecimento de água interrompido em mais de 90 bairros da cidade, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) informa que a expectativa é de que a normalização do abastecimento em Mogi das Cruzes aconteça de forma gradativa, entre a noite de ontem e madrugada de hoje. No total, 80 mil imóveis são afetados pelo corte feito nesta terça-feira.

O diretor do Semae, Glauco Luiz Silva, explica que os moradores de bairros que estão localizados em regiões mais baixas serão os primeiros a ter a situação normalizada, sendo que a água deve voltar às torneiras das mais altas depois.

Ele alega ainda que o trabalho de manutenção realizado ontem pela autarquia já estava programado no cronograma de obras, que retomou a distribuição da água às 18 horas desta terça-feira.

A interrupção aconteceu, segundo o diretor, para a realização de serviços de limpeza e desinfecção do reservatório baixo da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Centro, manutenção na válvula de retenção da bomba BB02 da Estação de Captação e Recalque – ECR-2, manutenção preventiva das cabines de energia elétrica da ETA Centro, da ECR-2 e do Reservatório Base (RB1), além de manutenção na rede e no hidrante da rua São João.

De acordo com Silva, “as manutenções são necessárias para que o sistema de distribuição funcione com o máximo de eficiência”. Em situações como essa, a recomendação do Semae é para que os moradores que ainda não possuem caixas d’água em suas residências providenciem a instalação do equipamento para garantir água em suas torneiras.