SAIBA AONDE VOTAR

37 candidatos disputam as eleições do Conselho Tutelar de Mogi; votação acontece no próximo domingo

SERVIÇO Locais de votação receberão urnas eletrônicas no sábado; pleito escolherá 30 nomes, sendo 15 titulares e 15 suplentes. (Foto: arquivo)
PREPARO Mesários passaram por treinamento na tarde desta quarta-feira. (Foto: Eisner Soares)

Um grupo formado por 37 candidatos disputa as eleições para o Conselho Tutelar de Mogi das Cruzes neste domingo em cinco pontos de votação, das 8 às 17 horas. É a segunda eleição nacional com esta finalidade. Na cidade, serão definidos 15 conselheiros titulares e outros 15 suplentes para atuação nas três sedes do órgão no Centro, Braz Cubas e Jundiapeba – este último, em processo de instalação. O voto é facultativo e podem votar os eleitores regularizados na Justiça Eleitoral. Há uma expectativa de se dobrar o número de votantes em relação há quatro anos, quando 5,5 mil pessoas definiram a composição atual. Ontem foi realizado o treinamento de mesários que atuarão no pleito.

É a segunda escolha por meio de eleições para o Conselho Tutelar, responsável pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Em Mogi, o órgão representa um terço da população total, segundo apontou o Censo Populacional de 2010. A posse dos eleitos será em 10 de janeiro próximo.

Desta vez, o número de postos de votação passou de três para cinco. Já o número de candidatos reduziu de 45 para 37, num processo marcado pela análise do perfil dos candidatos e uma entrevista pessoal. São 34 candidatas e três candidatos inscritos.

Entre as exigências para os eleitos, contou a advogada Luana Guimarães, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estão o nível médio de escolaridade e atuação direta com esse público em pelo menos dois anos. Luana destaca a importância da participação dos eleitores para a formação de conselhos qualificados.

Os candidatos estão realizando campanhas por meio de reuniões e redes sociais.

Votação

Abaixo é possível conferir a relação e os números dos candidatos, além dos locais de votação. Os eleitos deverão ser conhecidos na própria noite de domingo, quando acontecerá a apuração dos votos.

Em Mogi, as urnas serão eletrônicas e foram cedidas pela Justiça Eleitoral. O eleitor não tem obrigação de votar. Ele irá escolher apenas um entre os 37 concorrentes. Em cada Conselho Tutelar vão atuar 5 conselheiros. O salário é de R$ 2.623,13, além de benefícios trabalhistas como 13º salário e férias.

Serão cinco postos de votação nos seguintes endereços: Cempre Benedito Ferreira Lopes (rua Professora Alice Thereza Cotrim Guerreiro da Silva, 22, Vila Lavínia); Cempre Professor José Limongi Sobrinho (rua Felipe Sawaya, 500, Botujuru); Cempre Oswaldo Regino Ornellas (rua Benedita Pereira Franco, 2.801, Jundiapeba); Cempre Ruth Cardoso (rua Pedro Dudu da Silva, 28, Jardim Layr) e Escola Municipal Coronel Almeida (rua Dr. Paulo Frontin, 240, Centro).

Veja quem são os candidatos ao Conselho Tutelar de Mogi das Cruzes


Deixe seu comentário