CONSUMIDOR

“Não pertube”, sistema para bloquear ligações de telemarketing, começa a vigorar

RESPOSTA Mais de 620 mil pessoas já se cadastraram no sistema para não receber as ligações. (Foto: arquivo)
RESPOSTA Mais de 620 mil pessoas já se cadastraram no sistema para não receber as ligações. (Foto: arquivo)

Menos de 24 horas após o lançamento do site “Não me perturbe”, que aconteceu na última terça-feira, cerca de 620 mil cadastros já tinham sido feitos no endereço eletrônico. O serviço, que é de responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vem para atender uma demanda antiga dos consumidores que buscam por um fim nas ligações de telemarketing indesejadas.

Uma das empresas que atua em Mogi das Cruzes, a Neobpo afirmou por meio de nota que segue as determinações da Anatel e respeita a liberdade do cliente final de escolher o tipo de experiência ele quer ter com os serviços. Disse ainda que isso já faz parte da cultura da companhia e que a medida não trará nenhum impacto para as operações.

Advogado e especialista em defesa do consumidor Dori Boucault vê o serviço como uma necessidade antiga. Entretanto, ele tem dúvidas sobre a eficácia do que está sendo proposto. “A Anatel, junto às operadoras, diz que vai fiscalizar e multar, mas eu quero ver se na prática isso realmente irá acontecer. Acredito que a medida não vai ser respeitada de imediado, mas a fiscalização é muito necessária”, afirmou.

Ele vê as ligações como um problema grave, já que elas são recebidas pelos consumidores em qualquer dia da semana ou horário, não respeitando a privacidade de cada um. Além disso, o especialista reforça a ideia de que ter essa “perturbação” é ruim para a imagem da empresa e acaba surtindo o efeito contrário do que elas desejam, afastando os possíveis clientes.

“Não bastasse toda essa situação ruim que o telemarketing cria, essas ligações só perturbam, porque não são positivas, não traem e não colaboram com a imagem da empresa e nem com o serviço que querem vender. Outro problema é que muitas vezes não existe uma sintonia entre os departamentos e o pessoal de vendas oferece o que a equipe técnica não pode fazer. Existem muitas reclamações nesse aspecto”, comentou Dori.

Serviço

Para solicitar o bloqueio de ligações indesejadas, o consumidor deve preencher um formulário no site www.naomeperturbe.com.br. A suspensão das chamadas ocorre em até 30 dias após o registro no site. Ao final do processo, o usuário recebe um comprovante do bloqueio realizado e pode, a qualquer tempo, desbloquear uma ou várias prestadoras para que voltem a realizar ofertas de telemarketing. O bloqueio atinge apenas ligações das principais prestadoras de serviços de telecomunicação do Brasil.