INFORMAÇÃO

A avaliação dos governos de João Doria e Jair Bolsonaro

Uma consulta realizada pela Paraná Pesquisas junto a eleitores de 80 municípios do Estado de São Paulo, entre eles, Mogi das Cruzes, mostrou a avaliação dos governos de João Doria (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL), ao completarem os primeiros 100 dias das respectivas administrações. O índice de aprovação ao governo presidente da República é maior que o do governador paulista. Na avaliação da administração de Bolsonaro, 57% dos pesquisados aprovaram o governo, 37% desaprovaram e 6% não sabem ou não opinaram. Na consulta estimulada, a avaliação mais específica da administração do presidente, foi considerada pelos paulistas como ótima por 11%, boa por 27%, regular por 31%, ruim por 11% e péssima por 17%. Outros 3% não opinaram ou não souberam avaliar. Enquanto isso, o governo de João Doria foi aprovado por 53% dos ouvidos na pesquisa, enquanto 41% desaprovaram, e 6% não souberam avaliar ou preferiram não opinar. Também de maneira estimulada, a consulta da Paraná Pesquisas mostrou que a administração Doria é apontada como ótima por 5% dos entrevistados e boa por 30%. Outros 32% avaliaram o governo regular, enquanto 13% consideraram ruim e 18% péssimo. Outros 3% não souberam ou preferiram não avaliar a administração do Estado de São Paulo. Feita entre os dias 3 e 7 deste mês, a pesquisa ouviu 1.855 pessoas de diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e classes sociais, o que garante um nível de confiança de 95%, para uma margem aproximada de erro de 2,5% para os resultados gerais. Das entrevistas realizadas, pelo menos 20% passaram por auditoria realizada pelo próprio instituto de pesquisas.

Domingo Animal

A vereadora Fernanda Moreno (PV), defensora dos animais na Câmara, está propondo a realização de passeios dominicais com os cães do Canil Municipal, a serem feitos por voluntários da cidade. Atualmente, tal evento ocorre às quintas-feiras, no interior do local, onde estão atualmente 65 animais. Moreno propõe também uma campanha mensal para adoção desses cães. O objetivo do “Domingo Animal” seria “facilitar a integração da sociedade com os animais que esperam ser adotados”.

Biometria

Os três cartórios eleitorais de Mogi e demais postos de atendimento da Justiça Eleitoral do Estado farão plantão, neste sábado, dia 13, das 8 às 13 horas, mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), com objetivo de aumentar a coleta dos dados biométricos dos eleitores. Em Mogi, o Poupatempo também atenderá neste horário. Maior colégio eleitoral do País, o Estado de São Paulo conta com 33.237.521 eleitores, dos quais 15.923.050, ou 48%, têm dados biométricos coletados. O site no TRE pode ser acessado no endereço www.tre-sp.jus.br .

Candidatura

O arquiteto José Luiz Eroles Freire, ex-secretário-adjunto de Logística e Transportes do Estado durante o governo de Márcio França (PSB), indicado pelo PR, é o nome mais cotado para ser o candidato da situação a prefeito de Guararema, nas eleições do próximo ano. Um dos profissionais mais requisitados da cidade, Freire conhece a fundo os problemas da cidade. Reside lá há muito tempo e já atuou nos setores de planejamento e obras da Prefeitura. É pessoa de confiança da ex-prefeita Conceição Alvino e de seu filho, o deputado federal Márcio Alvino (PR).

Cidadania

O cônsul geral da Bélgica no Brasil, Charles Delogne, irá receber hoje o título de Cidadão Mogiano, que lhe foi outorgado por iniciativa do vereador Pedro Komura (PSDB). A entrega da honraria acontecerá no Auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 16 horas. Na oportunidade, o prefeito Marcus Melo (PSDB) deverá apresentar um balanço do Projeto Mogi Línguas, de ensino dos idiomas inglês, espanhol e francês, patrocinado pelo governo belga.

Meteorologista é um sujeito que semeia ventos e colhe dias belíssimos.

Millôr Fernandes (1923-2012), desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta e jornalista brasileiro