RISO

‘A Graça da Rua’ traz espetáculos e oficinas online

PARA RIR EM CASA Programação conta com a exibição ao vivo de números artísticos divertidos, comandados por palhaços e voltados para toda a família. (Foto: divulgação)
PARA RIR EM CASA Programação conta com a exibição ao vivo de números artísticos divertidos, comandados por palhaços e voltados para toda a família. (Foto: divulgação)

Entre hoje e as próximas semanas, a programação ‘A Graça da Rua’, proporciona “atividades formativas, reflexivas e espetaculares” aos mogianos, de forma gratuita, pela internet. Trata-se de um encontro virtual de palhaços, proporcionado pelo Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac), especialmente pensado para fazer pessoas de todas as idades rirem, já que o riso é “uma necessidade inata do ser humano”.

Funciona assim: sempre às 16 horas, até o dia 30 de agosto via Instagram, Zoom, Facebook e YouTube (@agracadarua) haverá lives com os artistas proponentes de cada ação, rodas de conversa, oficinas interativas e espetáculos ao vivo, para curtir sem sair de casa (veja a programação na íntegra nesta página).

Adiada devido a pandemia, a agenda estava programada para acontecer “em pontos centrais e descentralizados da cidade” no mês março, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Circo e o Dia Internacional do Teatro. No entanto, como o coronavírus continua a impedir atividades que envolvem aglomeração, a solução foi seguir com os planos de maneira digital.

Mesmo no novo formato a organização garante a oferta de interação, vivências e troca de conhecimentos com a comunidade circense de todo Brasil. E ainda mais: “rodas de conversas virtuais com temáticas consonantes à arte da palhaçaria, lives com os artistas convidados, oficinas artísticas, espetáculos e vídeos de parceiros”, adiantam os criadores.

Manter o projeto, mesmo tendo de adaptar parte das atrações para as transmissões de vídeo é importante, continuam eles, já que estimular a arte e a cultura é “urgente na atual conjuntura cultural e política no Brasil”. “O palhaço encerra em si a representação dessa figura cômica que sempre trouxe por trás da menor máscara do mundo, alguém disposto e provocar emoções. Fazendo rir e chorar, provocando questionamentos e despertando consciências em tempos de fortes discussões sobre valores e estética”, acreditam.

O evento envolverá vários palhaços de Mogi das Cruzes, a exemplo do humorista Marcio Pial, e também representantes dessa arte em todo o Brasil, que estão mobilizados num grupo de WhatsApp com 180 pessoas de diferentes estados.

Toda a ação tem o objetivo de estimular a apreciação artística. “Estamos dispostos a congregar pessoas das mais diversas para desfrutar dessa experiência única que é o encontro do artista cênico e seu público em uma atmosfera lúdica e prazerosa, mesmo que pelo momento seja necessária utilização da plataforma virtual”, encerram os coordenadores do festival ‘A Graça da Rua’.

Quem são os palhaços

O projeto nasce de um sonho compartilhado entre quatro pessoas de origens diversas. O que elas querem é fazer de Mogi das Cruzes uma cidade referência para o teatro de rua e as artes circenses.

Lúcia Diniz, ou Palhaça Maria Batom, é baiana, moradora da cidade há nove anos, brincante, arte-educadora e contadora de histórias. Gabriela da Costa, ou Palhaça Tranqueira, é produtora e gestora cultural, musicista, drag queen e mogiana, que depois de 18 anos morando em Minas Gerais retornou à cidade natal. Nahome Andere, ou Palhaça Cheirosinha, é educadora e pesquisadora da linguagem da palhaçaria feminina entre outras técnicas circenses. Miguel Safe, ou Palhaço Bambulino, é comunicólogo, educador e mineiro, se mudou há dois anos para São Paulo, sedento por espargir a palhaçaria por todos os espaços e plataformas possíveis.

‘A Graça da Rua’ conta ainda conta com a parceria de Elias Mingoni, editor audiovisual e produtor da Limoeiro Studios e de Jorge Beraldo na produção da fotografia e artes gráficas.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ‘A GRAÇA DA RUA’

TEMA GERAL

DATA DA ATIVIDADE*

DESCRIÇÃO

PLATAFORMA

1ª Semana: Bambulino e a Rua

29/07

Roda de conversa

Facebook e YouTube

30/07

Live com artista

Instagram

31/07

Oficina: ‘Poder da Bobagem’

Zoom

01/08

Espetáculo ao Vivo: ‘Bambulino Enverga, Mas não Quebra’

Facebook e YouTube

2ª Semana: Álvaro Lages e a Criatividade

05/08

Roda de conversa e live com artista

Instagram

06/08

Oficina: ‘Desbloqueio Criativo’

Zoom

07/08

Espetáculo ao Vivo: ‘O Caipira Paranormal’

Facebook e YouTube

3ª Semana: Panqueca e a Palhaçaria Feminina

12/08

Roda de conversa

Facebook e YouTube

13/08

Live com artista

Instagram

14/08

Oficina: ‘A Liberdade do Ser’
Espetáculo: ‘Panqueca Solamente, Um Espetáculo Dramáteco’

Zoom

15/08

Cabaré da Graça ao vivo

Facebook e YouTube

4ª Semana: Trupe de Festim e a Pesquisa Cênica

19/08

Roda de conversa

Facebook e YouTube

20/08

Live com artista

Instagram

21/08

Oficina: ‘Técnicas Cômicas para o Teatro’

Zoom

22/08

Espetáculo ao Vivo: ‘Neurastenia’

Facebook e YouTube

5ª Semana: Marcio Pial, Cia Circunstância e Famílias

26/08

Roda de conversa

Facebook e YouTube

27/08

Live com as famílias

Instagram

28/08

Oficina: ‘Os Caminhos do Riso’

Zoom

29/08

Espetáculo ao vivo: ‘Circo de Família’

Facebook e YouTube

30/08

Espetáculo ao vivo: ‘Feito em Casa’

Facebook e YouTube

*todas as atividades serão realizadas às 16 horas


Deixe seu comentário