ARTIGO

A importância de um CRM!

Felipe Martins

Olá amigos, leitores, vocês conhecem um sistema de CRM? Muito se fala sobre a importância de se relacionar com o cliente e manter um atendimento personalizado para conquistá-lo, mas como fazer isso? É muito complicado lembrar de todos os clientes e é para isso que existe o CRM. Ele é uma peça importante na criação, implementação, desenvolvimento e sucesso das suas estratégias.

Essa sigla inglesa significa Customer Relationship Management (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Como o próprio nome sugere, o termo refere-se às práticas, estratégias de negócios e tecnologias que ajudam a simplificar e automatizar a captação de dados dos clientes e antecipar as necessidades dele para personalizar o atendimento e fortalecer o relacionamento entre empresa e clientes (ou potenciais clientes).

Mais do que captar e gerenciar as informações básicas (nome, endereço, número de telefone etc.), um sistema de CRM também armazena as atividades e pontos de contato entre o consumidor e a empresa (histórico de contato com a empresa, preferências, ligações, e-mails, etc.).

Além disso, ele é bastante útil para preparar e atualizar toda a sua equipe sobre aquela determinada pessoa e eles poderão utilizar as informações para otimizar as vendas e fidelizar clientes – além de não ter que ficar pedindo os dados do cliente todas as vezes (ninguém gosta de repetir os mesmos dados diversas vezes, não é mesmo?!).

E sabe o que mais você pode ganhar adotando um CRM na sua empresa? Você consegue criar ações que ajudem a aumentar o ticket médio e o número de vendas da compra dos seus clientes atuais, reativar clientes antigos, conquistar muitos outros, te ajuda a ter uma visão melhor e mais ampliada do seu negócio, multiplica a produtividade, facilita o acompanhamento das oportunidades de venda (follow-ups), mantém a transparência e boa comunicação entre os setores da empresa e permite o acompanhamento em tempo real.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em plataforma de e-commerce e marketing estratégico.