INFORMAÇÃO

Abril Marrom termina segunda, na Assembleia

Deputado destaca o evento que tem a glaucoma como tema

Será na sede da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, às 14 horas, o encerramento da campanha Abril Marrom 2019, voltada para prvenção e combate aos diferentes tipos de cegueira, que tem o apoio do deputado estadual André do Prado (PR). Em parceria com o Instituto Suel Abujamra, o evento terá a participaão de especialistas da área oftalmológica, que farão palestras e conversarão com o público sobre os avanços e desafios da saúde dos olhos no Estado de São Paulo. Glaucoma será o tema principal deste ano. A doença é causada, entre outros fatores, pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico. E se não for tratada logo que detectada, pode levar à cegueira, conforme ressalta do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Segundo o IBGE, glaucoma era a causa da falta de visão em mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil, até o ano passado. “A conscientização é fundamental para que as pessoas saibam sobre os riscos e os cuidados que precisam ter com a saúde dos olhos. Entre 60% e 70% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem aos sinais e buscassem a ajuda de especialistas”, comentou André do Prado, que está buscando o ingresso da campanha no calendário oficial do Estado e para que a iniciativa se estenda aos municípios paulistas que ainda não reconhecem tal medida. Segundo ele, o objetivo da campanha Abril Marrom é justamente estimular a busca pelo conhecimento para que a conscientização faça com que as pessoas passem a se cuidar mais. “A inspiração para o marrom vem do fato de a maior parte da população brasileira ter os olhos castanhos”, explica o deputado. A programação do Abril Marrom teve início no último dia 2, em encontro realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Apoiam a campanha o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Glaucoma e Fundação Dorina Nowill.

Na rede

O empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, que ganhou destaque nas eleições presidenciais defendendo a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) a presidente, publicou em sua conta no Facebook, o vídeo de um pronunciamento do deputado federal mogiano, Marco Bertiolli (PSD), na CPI do BNDES. Nele o mogiano questiona o financiamento para a Venezuela, durante o governo Dilma Housseff (PT) a juros de 4,5%, enquato de um empréstimo semelhante, para uma obra em São Paulo, foram cobrados juros 8,6%. Detalhe: São Paulo pagou; a Venezuela, não;

De volta

Após um tempo desaparecido, desde sua saída da Prefeitura, no início do ano, o ex-secretário municipal da Saúde, Teo Cusatis, está de volta às redes sociais, fato que não tem passado despercebido dos observadores mais atentos. Nos meios políticos, o retorno é encarado como um sinal de que ele continua em atividade na cidade. Teo é nome cotado para ser lançado candidato a prefeito nas eleições do próximo ano.

Garoupeta

O Laboratório de Genética de Peixes da Universidade de Mogi das Cruzes é uma das parceiras da Associação Ambientalista Terraviva (Atevi) no Projeto Garoupeira, que realiza, no próximo dia 15 de maio, no Santuário Marinho Ecológico de Ilhabela, na praia do Portinho, a soltura de 2 mil alevinos de garoupa verdadeira. O objetivo é promover o repovoamento da espécie, atualmente em extinção, mas com grande influência para os corais da região. Os alevinos são resultado de inédita produção em cativeiro promovida pela Atevi. O projeto tem apoio da Fundação Boticário.

Novidade

As missas de cura e libertação, com muita música, celebradas pelo padre Jônatas Pereira Diniz, de 26 anos, um dos mais jovens da Diocese, na Paróquia de Sabaúna, têm se transformado em verdadeiros fenômenos de público. Gente de toda a região tem visitado a Igreja de São José, obrigando a colocação de telão do lado de fora para que todos possam acompanhar o religioso em atividade. Além de espantar demônios e afins, o padre também canta e dança.

A maneira mais segura de melhorar a sua aposentadoria é morrer mais cedo.

Sérgio Augusto, jornalista e escritor brasileiro

O Diário

O Diário

Deixe seu comentário