FESTIVAL DE OUTONO

Akimatsuri recebe 78 mil visitantes

Ultima edição do festival recebeu um total de 78 mil visitantes. (Foto: arquivo)

Durante os dois finais de semana em que foi realizada, a 34ª edição da Festa do Outono Akimatsuri recebeu um total de 78 mil visitantes, sendo 33 mil na semana passada e outros 45 mil no último sábado e domingo. O número é inferior ao que esperado pelos organizadores, que acreditavam em um público próximo a 90 mil pessoas. Entretanto, os resultados ainda foram satisfatórios, levando em conta as fortes chuvas em alguns momentos da festa.

Para este ano, a alteração mais significativa foi a mudança do pavilhão de exposições logo para a entrada da festa, por onde todos que chegavam precisavam passar. “Foi um formato utilizado pela primeira vez e teve aspectos positivos, mas a gente vê que precisa de alguns ajustes, principalmente porque não tínhamos a experiência dos anos anteriores, não sabíamos como o público enxergaria. Além disso, como qualquer evento desse tamanho sempre existem pontos para melhorar para os próximos. A opinião do público em redes sociais também é muito importante para nós”, disse o coordenador geral do Akimatsuri e vice-presidente do Bunkyo, Roger Kayasima.

Mesmo que ainda precise de algumas melhorias, o pavilhão deverá ser mantido na entrada. Segundo o coordenador, o novo local escolhido foi bem-aceito pelo público, tendo como uma das vantagens já poder comprar os produtos visto por ali ao final da exposição. O tamanho e a qualidade dos caquis que são vendidos por ali chamam a atenção dos visitantes, principalmente daqueles que vêm de outras cidades apenas para prestigiar a festa.

O concurso Miss Akimatsuri e os barquinhos de papel do Tooro Nagashi anualmente atraem um grande público, mas a praça de alimentação continua sendo o maior sucesso da festa. Sem espaço físico para a implementação de mais barracas – que oferecem um amplo cardápio, até mesmo com comida alemã e churrasco grego – a organização planeja ainda em abrir espaço também para os food trucks, pensando sempre em atender melhor o público.