ENSINO

Alunos fazem últimas provas do Enem

O Enem será aplicado em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. (Foto: Valter Campanato)
O Enem começou a ser aplicado no último domingo. (Foto: Valter Campanato)

Neste domingo, estudantes de Mogi das Cruzes e do resto do País farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As regras do exame são as mesmas de domingo passado. Os portões abrirão às 12 horas e fecharão às 13 horas, no horário de Brasília. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, quarta-feira.

O Enem começou a ser aplicado no último domingo, quando 3,9 milhões de participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Aqueles que faltaram no primeiro dia poderão fazer o exame hoje, mas a prova servirá apenas para autoavaliação.

Durante o exame, é preciso tomar alguns cuidados recomendados pelos organizadores. Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo o que não é permitido na hora da prova. O envelope deverá ser fechado e lacrado, devendo ficar debaixo da carteira até o fim da aplicação.

E muita atenção para uma regra que está valendo a partir deste ano: se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado. A recomendação é que a bateria do aparelho seja retirada, já que alguns celulares tocam o alarme, mesmo desligados.

Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta. A dica é destacar com muito cuidado o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões,pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

A organização recomenda aos alunos chegar ao local da prova bem antes do horário previsto para o início do exame, ou seja, 13 horas. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13 horas, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou fiscal de prova.

O que é obrigatório levar para a prova: caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, documento oficial de identificação, original e com foto.

É proibido levar: borracha, corretivo, chave com alarme, artigo de chapelaria, impressos e anotações, lápis, lapiseira e livros, régua, óculos escuros, caneta não transparente, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido, qualquer transmissor, gravador ou receptor ou transmissor de dados, entre outros.

Deixe seu comentário