"HISTÓRIAS DA BOLA"

André Martinez lança coletânea de histórias sobre futebol

SELEÇÃO Na foto com seus vários títulos publicados, André Martinez reuniu textos sobre nomes clássicos do esporte e também “heróis locais”, como Guilherme Filipin, Lucila Martins e José Carlos Miller da Silveira, o professor Tuta. (Foto: divulgação)
SELEÇÃO Na foto com seus vários títulos publicados, André Martinez reuniu textos sobre nomes clássicos do esporte e também “heróis locais”, como Guilherme Filipin, Lucila Martins e José Carlos Miller da Silveira, o professor Tuta. (Foto: divulgação)

Após três anos, o escritor e colunista André Martinez volta a publicar um livro, que tem lançamento marcado para as 18 horas de amanhã. Trata-se de uma coletânea com as 85 primeiras ‘Histórias da Bola’, coluna esportiva que o autor mogiano com 13 anos de carreira assina semanalmente em O Diário desde 2014.

O livro traz diversas histórias de lendas do futebol, como Pelé, Rivellino, Maradona e Puskas; grandes equipes como o Santos bi campeão mundial, o Brasil tri campeão no México em 1970, o Corinthians campeão mundial em 2000, “entre outras grandes equipes e temas relacionados a modalidade”. Também estão presentes “heróis locais”, como as biografias de Guilherme Filipin, Lucila Martins e de José Carlos Miller da Silveira, o eterno professor Tuta.

De acordo com Martinez, os leitores encontrarão neste novo trabalho “muitas histórias do futebol brasileiro e internacional”. “Costumo ser abordado por leitores do jornal, que comentam e até mesmo sugerem temas para as colunas. Então este livro é antes de tudo um grande presente para eles, pois assim posso retribuir todo o carinho que recebo das pessoas nas ruas, mas também é para todos os amantes do futebol”, diz.

Com prefácio de Darwin Valente, jornalista e editor-chefe de O Diário, o texto apresenta preocupações sociais, afinal, não será comercializado em seu lançamento, mas sim trocado por dois litros de leite (item fundamental na suplementação de pacientes no tratamento do câncer), que serão doados ao Grupo de Apoio as Pessoas com Câncer de Mogi das Cruzes (GAPC).

“Recentemente perdi a minha mãe vítima de câncer e sei o quanto esta doença é terrível. Por isso fiz questão de ajudar. Além disso, consigo também ao mesmo tempo apoiar uma causa e ter a oportunidade de devolver um pouco do bom que a vida já me deu, ajudando quem precisa”, explica o autor.

Antes de anunciar o primeiro volume de ‘Histórias da Bola’, Martinez esteve por três anos afastado do mercado editorial e chegou a anunciar aposentadoria. De lá para cá, o que mudou e o fez voltar? “Fiquei um tempo afastado, priorizei outras coisas e tive alguns problemas, cheguei mesmo a me aposentar, mas senti muita falta de escrever e do carinho das pessoas que gostam dos meus trabalhos, por isso decidi voltar e agora vai demorar muito tempo para eu me afastar de fato”.

Tanto a afirmação é verdadeira que o autor já adianta a produção do segundo volume da série. “Hoje já são mais de 270 colunas e com certeza em breve teremos sequências”. O coquetel de lançamento será realizado nesta segunda-feira, na Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, 239, no Centro.

Deixe seu comentário