ARTIGO

Anjos da Guarda

Marcus Melo

A proliferação das drogas e do bullying instala o medo de que nossos filhos acabem envolvidos em coisas ruins. A correria cotidiana vira mais um problema porque dificulta a convivência familiar, aqueles momentos de conversa franca, entendimento e conselhos. Não dá para estar por perto e vigiar o tempo todo.

Pensando em amenizar a carência de orientações para vida livre das drogas, boas condutas, exercício da cidadania e cultura da paz, a Prefeitura criou o “Anjos da Guarda”. Trata-se de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Segurança e de Educação e a Guarda Municipal.

O projeto trabalha temas como a prevenção às drogas, o comportamento seguro para as crianças e bullying, entre outros. A iniciativa, lançada em maio último, é baseada no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Desenvolvido pela Polícia Militar, o Proerd sofre limitações físico-operacionais para ampliar a cobertura e atender estudantes de todas as escolas.

A alternativa foi criar um projeto similar para contemplar nossos estudantes da educação básica com a ação preventiva. O público-alvo inicial desse trabalho são as turmas de 4º ano do Ensino Fundamental. Engloba os alunos que estão entrando na fase da adolescência, quando começam a descobrir o mundo e estão mais expostos aos riscos da violência.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e as atividades são ministradas pela Guarda Municipal, de acordo com uma programação semanal, que inclui palestras e trabalho com uma cartilha desenvolvida especialmente para o Anjos da Guarda. Os guardas, que conduzem as ações nas escolas, passaram por criterioso treinamento para interagir com os alunos, perseguindo os propósitos de difundir conhecimento, estimular a cidadania e inspirar boas atitudes.

Neste mês, haverá a formatura de 899 alunos de seis escolas municipais do Distrito de Jundiapeba. Eles compõem o primeiro grupo contemplado no programa. Na próxima etapa, serão atendidos 745 estudantes de cinco unidades escolares do Distrito de Braz Cubas. Nosso objetivo é beneficiar toda a comunidade estudantil da rede municipal. Informar e orientar para prevenir os males, inspirando o bem: Anjos da Guarda.

Marcus Melo é administrador de empresas e prefeito de Mogi das Cruzes