INFORMAÇÃO

As eleições e os perigos de robôs nas redes sociais

MEMÓRIA Mr. Catra em visita ao gabinete de Protássio Nogueira, na Câmara, para rever o amigo, Juliano Botelho, ex-jogador de futebol e assessor do vereador. (Foto: Divulgação)

Armadilhas eletrônicas podem impulsionar os candidatos na internet

Com o acirramento da campanha eleitoral, é importante ficar atento às postagens e comentários nas redes sociais, pois nem tudo que lá foi postado, compartilhado ou comentado pode ser verdade. Esses canais de comunicação são os principais alvos da atuação de robôs, também conhecidos como bots. Tais artifícios são programas conectados na internet com objetivo de postar, curtir, compartilhar e seguir, simulando as interações de internautas reais. Tais robôs podem compartilhar e postar conteúdo viral para atrair seguidores e curtidas, assim como curtir e seguir contas para que os usuários das redes os sigam de volta. Por exemplo: uma postagem pode ganhar popularidade pela atuação de robô, que a impulsiona imitando os movimentos virais de curtir, comentar e compartilhar. E o pior: os maléficos podem denunciar contas de pessoas que utilizam corretamente as redes sociais para que elas sejam suspensas. Em épocas eleitorais, os robôs podem ajudar na viralização de posts de propaganda, de fake neews, ou mesmo promover difamações ao curtir, compartilhar e comentar postagens. Tais ações podem influenciar na popularidade de um candidato trazendo para ele mais seguidores. Fernando Azevedo, engenheiro da Silicon Minds, diz que a população precisa estar consciente de que tais robôs existem e são atuantes. Enquanto os candidatos e suas equipes devem ficar atentos para detectar contas suspeitas, fake news, difamação e calúnia nas redes o mais rápido possível, avisando à Imprensa e ao TSE. Tais postagens podem gerar escândalos. O especialista mostra como identificar perfis falsos: verificar se o nome da conta tem nome de pessoa ou empresa que pareça ser séria, pois robôs usam números e símbolos para registrar nomes de usuários ainda não existentes, como, “Azevedo49524”; pesquisar se a conta é recente; analisar se tem site, descrição, foto pessoal e outros dados e informações que uma pessoa normal colocaria em seu perfil; se a conta fala de um único assunto, é grande a chance de ser falsa; veja se a conta utiliza sempre os mesmos textos nos comentários; se a conta fica comentando, postando e curtindo o tempo todo, inclusive em horários de pouquíssimo movimento, como madrugadas de segunda-feira; e, por fim, verificar se a conta interage com a sua, se você curtir ou comentar um perfil que ela pareça estar tentando promover.

Em dupla
Os irmãos Márcio e Marcelo Candido, candidatos a deputado estadual e a governador pelo PDT, respectivamente, farão campanha juntos, a partir das 18 horas de hoje, na sede da Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo de Suzano. Além dos dois, são esperados outros candidatos e lideranças políticas do Alto Tietê e do Estado para o encontro.

Na Vogue
A crônica do mogiano Cahoni Chufalo, “Teleplágio”, foi uma das escolhidas para o concurso cultural promovido pela Revista Vogue, da Editora Globo. Nela, o autor conta como desistiu de produzir uma “análise semi-psicanalítica” de seu cunhado através dos livros de sua biblioteca, ao descobrir, entre eles, um artigo que tratava de algo idêntico, já realizado por outra pessoa.

No Amazonas
O mogiano Ricardo Mendes Nascimento, o Lecheva, antigo meia atacante do União FC, é o atual técnico do Nacional Futebol Clube, de Manaus, no Amazonas. Ele começou a nova carreira em 2012, junto ao Paysandu (Pará), sendo campeão paraense no ano seguinte e responsável pelo acesso do clube à Série B. De lá para cá, já foi técnico do Tuna Luso (PA), em 2013; Independente (PA), em 2014; São Raimundo (PA), em 2015 e 2017; Mogi Mirim (SP), em 2017; Tapajós (PA), em 2017; e Castanhal (PA) em 2018, antes de chegar ao Nacional. Haja fôlego.

No cinema
A Rede Cinemark, responsável pelas salas de cinema do Mogi Shopping, exibirá os jogos de ida e volta entre Corinthians e Flamengo, válidos pelas semifinais da Copa do Brasil. As duas transmissões ao vivo, com exclusividade para o cinema, serão feitas em parceria com a TV Globo. O jogo de ida, hoje no Maracanã, e o da volta, dia 26, na Arena Corinthians, terão narração da Rádio Globo, com convidados especiais e interatividade nas redes sociais, com pré-jogo a partir das 21h15, antecipando a partida das 21h45. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Cotidiano

MEMÓRIA Mr. Catra em visita ao gabinete de Protássio Nogueira, na Câmara,
para rever o amigo, Juliano Botelho, ex-jogador de futebol e assessor do vereador. (Foto: Divulgação)

Frase
Quando você reclamar de seu trabalho, lembre-se do advogado que vai cuidar do inventário do Mr. Catra.
Eduardo Zugaib, publicitário, no Facebook