INFORMAÇÃO

As fake news em discussão, segunda, às 19h, na Câmara

As falsas notícias e seus efeitos junto aos meios de comunicação atuais serão os principais assuntos do 5º Painel de Fake News aplicado ao jornalismo que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 2, a partir das 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Aberto ao público, o evento que será organizado e mediado pela jornalista Gabi Tricanico, do portal A Guardiã da Notícia, terá as participações do chefe de Redação do SBT, Rodrigo Hondhardt, e do chefe de reportagem da Globo News, Daniel Evangelista. A proposta do Painel, que já aconteceu em cidades do ABC, Guarulhos e Itaquá, é esmiuçar o universo das fake news, por meio de estudos de casos reais, refletindo, principalmente, sobre qual é o impacto dessas notícias na sociedade. “As falsas notícias não são novidade – diz Gabi Tricanico –, pois sempre estiveram presentes nos meios de comunicação; porém, com a chegada das redes sociais, esse material se potencializou de tal forma que chega a produzir danos à sociedade e mudado comportamentos e opiniões com base nas informações inverídicas”. Para evitar tais notícias, os veículos de comunicação estão tomando cuidados muito especiais que chegam a alterar até mesmo a rotina das redações em geral. “A checagem agora é dupla”, exemplifica Gabi, ressaltando também o crescimento da responsabilidade do jornalista para evitar a divulgação de notícias inverídicas. O líder do PL na Câmara, vereador Francimário Farofa Vieira, um dos incentivadores do debate da próxima semana, lembra que o desafio de combater as fake news não deve ser apenas da Imprensa ou do Judiciário, mas de toda a sociedade. “Identificar e saber lidar com uma notícia falsa é algo que cada um de nós precisa saber, para que possamos ser transparentes e corretos”, diz ele.

Lançamento

Mais um sinal positivo da recuperação do setor imobiliário na cidade: será lançado hoje, entre 14 e 18 horas, o Carménère Résidence, resultado da união das empresas Connolly (construtora), Lidera (incorporadora) e Predial Suzanense (vendas). O empreendimento terá uma torre com 192 unidades, divididas entre 102 studios (para uma só pessoa), 30 apartamentos com um dormitório, 42 com dois e 18 com três dormitórios. O evento acontecerá na rua Carlos Barattino, 1.066, no Mogilar, próximo ao Mercado do Produtor.

Ilusões

Inspirado em exposições semelhantes, que fazem sucesso na Europa e EUA, o Museu das Ilusões será atração da praça de eventos do Mogi Shopping, a partir do dia 6 de março. As ilusões óticas mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e, na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, pode visualizar o que não é real. O que você pensa que vê, muitas vezes não é a verdade. Cerca de 30 mil visitantes são esperados.

Enigma

O ex-prefeito Junji Abe (MDB) postou, em rede social, elogios ao mirante que o prefeito Marcus Melo (PSDB) está prestes a inaugurar, no Pico do Urubu, um dos pontos mais altos e de visão privilegiada, da Serra do Itapeti. Mal concluiu a divulgação, um amigo o provocou: “E aí, vamos para cima nestas eleições, ou não?”. Junji respondeu, enigmático: “Nada definido ainda. O futuro a Deus pertence.”

No Sírio

Recupera-se bem o vereador Chico Bezerra (PSB), que está no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Internado há 16 dias com uma infecção urinária e hipotensão (pressão arterial chegou a 8 por 5), ele foi submetido a cirurgia de diverticulite, detectada durante a fase de exames. Após quatro dias na UTI e mais um período na semi-UTI, foi para o quarto, nesta semana, devendo ter alta na próxima quarta. Bezerra é acompanhado pela equipe do médico Raul Cutait.

Frase

Em política, você não pode contar quem é a favor e quem é contra. Você tem que transformar quem é contra a favor.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 88 anos, sociólogo, cientista político, professor universitário, escritor e ex-presidente do Brasil


Deixe seu comentário