NOVIDADE

Audi lança o novo RS4 Avant no mercado brasileiro

O novo RS4 Avant chega com motor de 450 cv e preço estratosférico de R$ 547 mil (Foto Divulgação)

A Audi do Brasil lança no mercado nacional o RS 4 Avant, a quarta geração de um dos esportivos mais emblemáticos da marca. O modelo combina excelente condução com a usabilidade do dia a dia. Apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, o RS 4 Avant vem equipado com motor V6 de 2.9 litros TFSI, que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha da família A4.
Os designers da montadora se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO ao projetar o RS 4 Avant. A frente apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.
No novo RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais do que seu predecessor – e atinge uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. O consumo médio de combustível informado pela Audi é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.
A potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro, característica única no segmento, por meio de um câmbio de oito velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva. Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de três segundos.
A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.
O interior na cor preta destaca o caráter esportivo do RS 4 Avant e os assentos têm costura em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel.
O RS 4 Avant está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre eixos possui 2.826 mm, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros. O apoio central de braço da frente, os suportes laterais de porta, os porta-copos e o novo compartimento atrás da luz central interna enfatizam as características da marca na usabilidade cotidiana.

O RS4 Avant tem diversos elementos de design que reforçam o caráter esportivo da station wagon (Foto Divulgação)

Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes, como a abertura e o fechamento elétrico com sistema que responde ao movimento do pé.

Equipamentos de série

Para manter os olhos na via em todos os momentos, o motorista conta com o “head-up display” no RS 4 Avant. O dispositivo projeta todas as informações relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista, com símbolos facilmente compreensíveis e dígitos numéricos. Se estiver em modo manual, o visor também sugere a mudança de marcha através das aletas posicionadas junto ao volante.
O sistema de infotainment está acessível por meio do sistema MMI Touch, presente no console central. O “touchpad” sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas por meio do controle de voz. Já o visor central do sistema multimídia mede 8,3 polegadas.

Típico da Audi, o interior do RS4 Avant é todo em preto e conta com volante com base achatada (Foto Divulgação)

O sistema multimídia possui DVD, memória própria de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN. A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto. O sistema de som Bang & Olufsen oferece superior qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers. O novo Audi RS 4 Avant estará disponível por R$ 546.990,00 a partir deste mês.
O RS 4 Avant traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi. Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional e trazem vantagens na otimização do sistema de frenagem, que garantem mais segurança e esportividade.