NOVIDADE

Audi mostra o conceito elétrico Q4 e-tron em Genebra

Static photo Colour: Solar Sky
O Q4 e-tron é um SUV compacto totalmente elétrico, com autonomia de 450 quilômetros (Divulgação)

Já faz quase um ano desde que o primeiro modelo elétrico de produção em série da Audi fez sua estreia no Salão do Genebra: o Audi e-tron ainda estava coberto e camuflado naquela época. A marca agora está se antecipando com um outro veículo totalmente elétrico na mostra: o Q4 e-tron conceito é um SUV compacto de quatro portas com 4,59 metros de comprimento que lembra o Audi e-tron à primeira vista.
Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência do sistema no conceito Q4 e-tron. Como é típico da Audi, o veículo traz a tração integral permanente quattro e acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, com uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Uma bateria grande, com capacidade de 82 kW/hora, ocupa quase todo o espaço da parte inferior da carroçaria entre os eixos.

Segundo a Audi, o Q4 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atine máxima de 180 km/h (Divulgação)

A Audi informa que o conceito tem autonomia de mais de 450 quilômetros. A tecnologia do Q4 e-tron faz parte da plataforma de eletrificação modular (MEB), que será integrada em diversos veículos elétricos produzidos pelo Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta até a média superior.
O conceito Audi Q4 e-tron se posiciona na categoria de SUV médio, com as medidas de 4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,61 metro de altura. Em termos internos, por outro lado, sua distância entre eixos de 2,77 metros sugere um excelente espaço interno. Como não há túnel de transmissão restringindo o espaço, o conceito Q4 e-tron oferece espaço e conforto inesperados, especialmente para as pernas dos passageiros, tanto na frente quanto nos assentos traseiros.

O conceito elétrico da Audi exibe um belo e amplo interior, com muito espaço para os passageiros (Divulgação)

A sensação de espaço é sublinhada pelo esquema de cores. Enquanto cores claras e quentes dominam a seção superior da cabine, o carpete escuro no piso oferece um contraste. O forro do teto, os pilares da janela e a parte superior da soleira da porta e do painel de instrumentos estão equipados com tecidos de microfibra brancos e bege. Em vez de molduras cromadas de metal, as superfícies são cobertas com um acabamento de pintura multicamada de alta qualidade.
A tela do Audi Virtual Cockpit, com os elementos de exibição mais importantes para velocidade, nível de carga e navegação está localizada atrás do volante. O “head-up display” em formato grande, com uma função de realidade aumentada, é um novo recurso.
Painéis de controle projetados como elementos de toque nos raios do volante podem ser usados para selecionar funções usadas com frequência. No console central, existe uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas através do qual as funções de multimídia e do veículo são exibidas e operadas.