MEDIDA

Avenida de Mogi tem reforço no cuidado com as árvores

DIÁRIO

A avenida Prefeito Waldemar Costa Filho, que liga a região central ao bairro Nova Mogilar, passou por reforço e cuidado nas árvores plantadas no local. A iniciativa faz parte do trabalho de cumprimento das diretivas do Programa Município Verde Azul, mantido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que vem trabalhando na ampliação do Projeto Piloto de Floresta Urbana. A ação foi realizada de forma pioneira no Parque Olímpico, no ano de 2018.

Mogi conquistou o Certificado de Qualificação Município Verde Azul de 2019. A cidade obteve sua primeira e inédita Certificação do Programa em 2018, ficando na 58ª colocação entre 73 municípios paulistas premiados. O trabalho teve continuidade em 2019, com o objetivo de obter novamente a certificação este ano – cujo resultado será divulgado em março, pelo Governo do Estado.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a certificação conquistada e as ações contínuas realizadas para mantê-la mostram a qualidade do trabalho realizado pela Prefeitura, que uniu integrantes de todas as secretarias municipais.

Ação prática

O Projeto Piloto de Floresta Urbana definiu a avenida Prefeito Waldemar Costa Filho por suas características peculiares e, principalmente, pela sua densidade demográfica, uma vez que a região é uma via de ligação entre bairros populosos, como o Mogilar e Rodeio.

O local possui edifícios e equipamentos urbanos, mas necessitava de arborização – que foi implantada em 2019. Foram plantadas mudas de dedaleiro, aldrago e ipê, todas de porte médio, em uma extensão de 103 metros.

Neste ano, dando andamento ao projeto, técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizaram um processo de enriquecimento arbóreo no local, visando a substituição dos exemplares danificados ou com algum comprometimento fitossanitário. Foram replantadas 15 de mudas espécies nativas de Mata Atlântica adequadas ao espaço.


Deixe seu comentário