GRUPO JACUTINGA

Aves encontradas em Mogi das Cruzes são destaque em exposição

NA MOSTRA Registros de aves, insetos e mamíferos feitos em áreas de mata na região de Mogi das Cruzes poderão ser conferidas a partir de 1º de março. (Foto: divulgação)
NA MOSTRA Registros de aves, insetos e mamíferos feitos em áreas de mata na região de Mogi das Cruzes poderão ser conferidas a partir de 1º de março. (Foto: divulgação)

Nos meses de março e abril, o Casarão do Chá, localizado no bairro do Cocuera, que recebe o público aos domingos, realiza uma mostra fotográfica. A exposição reúne aproximadamente 100 imagens de aves, mamíferos, répteis, insetos e inúmeros outros registros da natureza, captadas na região de Mogi das Cruzes, por membros do Grupo Jacutinga de Observadores da Natureza.

Formado por biólogos, veterinários, fotógrafos e outros profissionais amantes da natureza, o grupo tem objetivos que vão além dos registros fotográficos. Portanto, são pessoas engajadas na luta pela preservação das espécies e seus habitats e se dedicam no desenvolvimento de projetos pedagógicos, buscando criar uma consciência ambiental de modo lúdico e eficaz para as futuras gerações.

Os membros do Jacutinga também fazem mapeamento da fauna e flora nas propriedades rurais da região, aconselhando na implementação de espécies da flora que contribuirão para a manutenção e aumento da fauna regional. Um dos idealizadores do grupo é o professor, fotógrafo e autor de livros de registros fotográficos da natureza, Antonio Wuo, já falecido.

As espécies registradas por integrantes do Grupo Jacutinga são destaque no Wiki Aves, a enciclopédia de aves do Brasil. Graças ao trabalho deles, Mogi das Cruzes ocupa uma boa colocação no ranking da publicação.

Desde a reinauguração, em junho de 2014, o Casarão do Chá abre todos os domingos, das 9 as 17 horas, com exceção do Natal Ano Novo, para a visitação pública gratuita com realização de monitorias e educação patrimonial. Os visitantes contam com opções culturais e gastronômicas no espaço, que também exibe espécies de flores e plantas.

O endereço é Estrada do Chá, número 5, no bairro do Cocuera, e o acesso é feito pela Estrada do Nagao.

Expositores participantes:

Eduardo Frick

Felipe Riente

Marcio Gomes

João Paulo

Armando Stilhiano

David Sala

Rachel Alves

Luiz Ciaccio

Lenira Botelho Ciaccio

Ulisses Nemetz

Ronaldo Cardoso

Pedro Tomasulo

Roberto Shimizu


Deixe seu comentário