Azera segue a cartilha americana

Cada mercado tem suas particularidades no cenário automotivo global. No Brasil, os sedãs médios são a porta de entrada do luxo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos médios-grandes é que cumprem este papel. É o tamanho preferido dos consumidores da classe média de lá e, em geral, se caracterizam por terem espaço de sobra e suspensão extremamente macia. Por aqui, estes modelos se transformam em “sedãs executivos”. Eles são trazidos em versões mais sofisticadas, para funcionarem como vitrine de tecnologia, e buscam atingir um público mais elitizado. Caso do Hyundai Azera, que passou a ser trazido ao país no final de janeiro último com sua reestilização mais recente e, assim, disputar espaço entre os três volumes mais requintados vendidos por aqui.
A reestilização na linha 2015 do Azera foi bem discreta. As principais mudanças estão no exterior, com para-choques mais robustos, que aumentaram em um centímetro o comprimento do sedã, que passou a ser de 4,92 metros. Na frente, a grade foi redesenhada e os faróis se alinham às molduras das luzes de neblina. Atrás, as lanternas seguem se unindo ao longo da tampa do porta-malas e as saídas de escapamento cromadas também foram renovadas. A intenção foi claramente dar ao carro uma imagem mais sofisticada.

Por dentro, o habitáculo ganhou um novo painel central e o sistema multimídia foi modernizado, com tela sensível ao toque de oito polegadas. O equipamento conta com rádio integrado, leitor de CD, MP3, navegador GPS, DVD, Bluetooth, câmara de ré e comandos no volante. A coluna de direção tem ajustes elétricos, assim como os dois bancos dianteiros. Os revestimentos do volante, câmbio e bancos são em couro, mas o acabamento do modelo inclui partes em madeira.

 

Para mover o sedã da Hyundai trazido da Coreia do Sul, a marca adota na única versão vendida no Brasil o motor V6 de 3.0 litros, que já era utilizado antes da reestilização. O propulsor é todo em alumínio, com duplo comando no cabeçote, e as 24 válvulas têm dupla variação contínua de abertura. Desta forma, segundo a Hyundai, favorece a distribuição mais eficiente dos 250 cv de potência. A transmissão é automática de seis marchas, com possibilidade de trocas manuais na própria alavanca.

Recheado de itens de série, entre eles nove airbags, controles dinâmicos de estabilidade e tração, rodas de liga leve de 18 polegadase teto solar, o Hyundai Azera é vendido no país a R$ 149.990. O preço não é tão diferente da maior parte de seus concorrentes no segmento, mas bate de frente com dois bons representantes: Ford Fusion e Honda Accord. Mas não se trata de um modelo para fazer volume de vendas no Brasil.

Tanto que a média de 78 unidades mensais emplacadas, desde que passou a ser vendido com o “face-lift” da linha 2015, não impressiona. E não chega nem perto do melhor período de vendas do modelo, entre 2009 e 2011, quando o dólar era mais baixo, o preço era mais atraente e o carro chegava a comercializar quase dez vezes mais. De qualquer forma, o Azera cumpre bem sua função de enfeitar os showrooms da importadora e transmitir a sensação de requinte para quem compra. (Márcio Maio/AutoPress)

 

 

PONTO A PONTO

Desempenho – O motor 3.0 V6 de 250 cv dá bastante fôlego ao Hyundai Azera. A transmissão automática de seis marchas tem trocas suaves e o trem de força garante eficiência tanto para sair da imobilidade quanto para retomadas e ultrapassagens em estradas. A média de 8,7 segundos para o zero a 100 km/h é boa, considerando-se que o modelo pesa mais de 1,5 tonelada. Nota 8

Estabilidade – A suspensão do Hyundai Azera é no estilo “marshmallow”, extremamente macia. Ainda assim, não é nada desajeitado. A carroceria rola nas curvas, mas as rodas grudam bem no chão e o modelo não entrega os limites facilmente.  Mas se for o caso de extrapolar, os controles de estabilidade e tração funcionam como salvaguarda. Nota 8

Interatividade – Os vários sistemas e funções do Azera se mostram bem fáceis de utilizar. O painel central, renovado no “face-lift”, tem leitura simples e a chave presencial facilita bastante a vida do motorista. Para abrir o porta-malas, por exemplo, basta parar na traseira do veículo com a chave no bolso e esperar que o sinal de alerta pisque quatro vezes. Em seguida, a tampa se abre sozinha. A tela do sistema multimídia tem oito polegadas e todas as funções são acessadas rapidamente. Os bancos dianteiros têm todos os ajustes elétricos e com memória.Nota 9

Consumo – No Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro, o Hyundai Azera, que só roda com gasolina, registrou médias de 8,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, com consumo energético de 2,42 MJ/km. Esse resultado lhe rendeu nota D tanto na classificação geral quanto em seu segmento. Na avaliação, em ciclo misto, o computador de bordo registrou 9,1 km/l. Nota 5

Conforto – Além de oferecer um ótimo comportamento dinâmico, a suspensão entrega uma boa dose de comodidade aos ocupantes. Os bancos têm boa densidade e seguram eficientemente o corpo nas curvas. O espaço interno é extremamente generoso até para cinco passageiros. O isolamento acústico é eficiente e só invade mesmo a cabine – ainda sim, de forma discreta – quando se exige mais do carro. Nota 9

Tecnologia – O motor do Azera é todo feito em alumínio e a lista de itens de série é farta. O pacote de segurança inclui nove airbags e controle de tração e estabilidade. O ar-condicionado é digital de duas zonas, a central multimídia tem tela de oito polegadas, navegador GPS, CD, MP3 e entradas USB, auxiliar e para iPod e há teto solar panorâmico. O carro conta com sensores de estacionamento e crepuscular, câmera de ré e chave presencial. Nota 9

Habitabilidade – Como sedã grande, o Azera têm as quatro portas com bons ângulos de abertura. Como é projetado principalmente para o mercado norte-americano, há bons e generosos porta-objetos no interior. Já o porta-malas tem 461 litros, sendo menor que o de alguns sedãs compactos, como o Renault Logan, que ostenta 510 litros de capacidade. Nota 9

Acabamento – O habitáculo do Azera transborda sobriedade. Os materiais em tons escuros transmitem qualidade e requinte e há revestimentos inclusive em madeira. Volante, painéis e as bordas das saídas de ar e da transmissão têm detalhes cromados e o revestimento em couro nos assentos, volante e câmbio ajudam a criar uma atmosfera de modelo de topo de linha. Nota 8

Design – O Azera é um carro de linhas robustas e elegantes, mas não chega a apresentar nenhuma ousadia estética ou uma personalidade mais contemporânea. As lanternas traseiras se unem ao longo da tampa do porta-malas, o que amplia a sensação de largura do modelo e acaba valorizando as duas saídas de escapamento cromadas. A grade renovada dá um ar levemente mais “raivoso” à dianteira, com faróis largos e que acompanham paralelamente as molduras cromadas dos faróis de neblina. É bonito, mas o design não é seu ponto forte. Nota 7

Custo/benefício – O Hyundai Azera custa R$ 149.990, valor bastante competitivo em relação a seus concorrentes diretos. Com exceção do Ford Fusion, que vem do México e, por isso mesmo, é mais barato que os rivais. O Honda Accord custa R$ 147.900, tem um motor V6 de 3.5 litros e 280 cv, mas é menos equipado. O Volkswagen CC, com motor 2.0 turbo de 211 cv, custa R$ 159.700 e vai a R$ 173.801 para ser equipado de forma similar ao Azera. O Toyota Camry é bem equipado e mais potente, com um V6 3.5 de 277 cv, mas sai a R$ 179.320. Nota 6

Total – O Hyundai Azera somou 78 pontos em 100 possíveis.


Deixe seu comentário