ATUAÇÃO

Bairro Feliz prioriza oferta de serviços para bairros mogianos

ATRATIVO A prestação de serviços será ampliada a partir de 2020, mas sem perder o foco no lazer. (Foto: arquivo)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende expandir a programação do Bairro Feliz em 2020. Os coordenadores apostam em ampliar o número de serviços sociais prestados à população. Para isso, novos órgãos podem ser agregados à iniciativa, que tem como objetivo levar ações de saúde, cultura e lazer para perto dos moradores dos bairros mogianos.

O mestre de cerimônias e coordenador do Bairro Feliz, o jornalista Castro Alves, argumenta que o programa está em constante evolução. “Priorizamos valorizar o atendimento e oferecer serviços ao público, já que o resultado para isso tem sido extremamente positivo”, afirma. “Em cada edição é como se levássemos a Prefeitura direto para os bairros mogianos”, defende Alves. Isso porque o programa leva serviços prestados pela administração pública até mesmo às regiões mais afastados do município.

As atrações atuais são variadas e atingem diferentes públicos, entre elas está a emissão de RG e de carteira de trabalho, orientação jurídica, de direito do consumidor, sobre programas habitacionais e assistenciais, exames de saúde, vacinação, entre outros. A ideia reúne centenas de funcionários, voluntários e alunos de escolas da cidade. Além dos brinquedos que alegram as crianças, entre outras opções culturais e de lazer. O programa agregou programas, como o mutirão de serviços da Cuida+Mogi e o Ilumina Mogi, que acontecem simultaneamente nos bairros atendidos.

“Algumas pessoas não têm condição de se locomover ao Centro da cidade para realizar certos serviços, principalmente os moradores dos bairros mais afastados, e por isso essa iniciativa é fundamental”, defende o coordenador.

Ele explica que a Prefeitura está aberta para agregar novos parceiros que possam oferecer serviços relevantes à população. “O Bairro Feliz é um grande parceria, muitos órgãos como por exemplo os Cartórios Eleitorais abraçaram a ideia”, diz. “Essa é uma oportunidade para diversas entidades da cidade podem se juntar para ajudar a cidade”, finaliza Alves.

A ideia, inicialmente denominada Rua Feliz, passou por diversas transformações desde seu surgimento em 2003. Quando foi reforçada e recebeu novo nome, em março de 2017, a espinha dorsal passou a ser a prestação de serviços. Desde então, 73 edições foram realizadas, com uma Cada edição recebeu em média 2409 visitantes, totalizando um público de 175.900 mil visitantes.

“Se considerarmos os primeiros anos, já realizamos mais de 500 edições e atendemos cerca de 1 milhão de pessoas”, explica Castro Alvos, mestre de cerimônias e coordenador do programa.

Na área da Saúde, mais de 5 mil testes de glicemia e verificação de pressão arterial foram realizados durante o período. Além disso, outras ações foram desenvolvidas, como a emissão de 2 mil carteirinhas do SIS/SUS, 1,8 mil atendimentos odontológicos, 1,4 mil exames de DST/Aids e 1,2 mil vacinações (gripe, dupla adulto, meningite, febre amarela, sarampo, HPV e outras).

No espaço pet, um dos mais populares entre a população, 4.672 animais receberam vacinação antirrábica e 1.163 realizaram o cadastramento para castração.

A última edição, realizada no último dia 12 em comemoração do Dia das Crianças, bateu recorde de público. O evento atraiu 15 mil pessoas para o Parque Centenário e 10 mil para o da Cidade.

Ação festeja aniversário de César

Em comemoração ao aniversário do distrito de César de Souza, a Prefeitura de Mogi das Cruzes hoje no Jardim São Pedro, mais uma edição do Bairro Feliz, na Escola Municipal Professora Guiomar Pinheiro Franco, das 10h às 14h. Serão mais de 80 ações gratuitas. A edição marca os 38 anos de fundação do distrito.

Está será a 22ª edição do Bairro Feliz este ano. As crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, como piscina de bolinha, pula-pula e tobogã, além de um Kit-Play e pinturas faciais.

No espaço PET, estarão disponíveis vacinação antirrábica e cadastramento de castração para cães e gatos.

Na parte musical, apresentação das bandas da escola local, exibição de ginástica artística, dança e judô.

O endereço é rua Maria Giacco Ramos, 199, no Jardim São Pedro.

Deixe seu comentário