ANÚNCIO

Batalhões do Alto Tietê ganharão novas viaturas

(Foto: arquivo)
SEGURANÇA Anúncio foi feito pelo comandante do CPA-M/12, Wagner Prado, na inauguração da Galeria de Eternos Comandantes. (Foto: arquivo)

Os batalhões da Polícia Militar do Alto Tietê deverão receber novas viaturas e computadores, fruto de duas emendas parlamentares que somam quase R$ 2 milhões dos deputados federais Kátia Sastre (PR) e Marcio Alvino (PR). O anúncio foi feito pelo comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA-M/12), Wagner Tadeu Silva Prado, durante a inauguração da nova Galeria de Eternos Comandantes na sede da corporação, na manhã de ontem.

Apesar de ainda não ter data para as emendas serem destinadas ao comando, a expectativa é de que o valor seja utilizado para comprar entre 35 e 40 viaturas para renovar as viaturas com mais de seis anos de uso, além de computadores. A maior parte desses recursos devem ir para Itaquaquecetuba.

“É a cidade que eu tenho mais problema em relação à infraestrutura, tanto no parque telemático como de viaturas, que são bem desgastadas por conta do terreno, por isso a gente tem que dar uma atenção especial para lá”, explicou o comandante. A liberação das emendas depende do repasse do Ministério da Fazenda liberar o recurso ao Governo do Estado, que pode demorar tanto um mês quanto seis.

No último dia 25, o CPAM-12 completou 13 anos, em comemoração à data, na tarde de ontem teve início uma operação que levou às ruas os policiais que trabalham no setor administrativo e não tinha restrições que o impedissem de trabalhar nas ruas, a fim de aumentar a sensação de segurança dos moradores da região. “Nós não queremos presente de aniversário, nós damos o presente de aniversário à comunidade. Em todas as nove companhias regionais vão ser distribuídas para uma ação de presença policial”, destacou.

A antiga galeria tinha apenas 15 lugares, mas o atual comando já é o de número 13, então precisa de mais espaço para os próximos comandantes. O trabalho foi feito por um policial da corporação que é marceneiro, que conseguiu o material com os amigos e preparou o espaço com 48 espaços. Além dos 10 fotos já existentes, ontem o mural recebeu as imagens da coronel PM Mônica Puliti Dias Ferreira, que ficou à frente do CPAM-12 de janeiro de 2017 e 2018, e do coronel PM Ronaldo Gonçalves Faro, que ocupou a cadeira entre fevereiro e abril do ano passado.

A coronel Mônica Puliti Dias Ferreira e o Coronel Ronaldo Gonçalves Faro inauguram seus retratos, observados pelo comandante, coronel Wagner Tadeu da Silva Prado. (Foto: Divulgação – Ney Sarmento)

O prédio também passou por algumas reformas e melhoria na estrutura. “A parte de portões eletrônicos, a nova cancela que não tinha lá na frente, com nova guarita. Recebemos recentemente câmeras que foram doadas pela Receita Federal e logo serão instaladas. São várias melhorias que estão sendo feitas”, disse.

Segurança nas escolas

O comandante comentou ainda sobre a segurança nas escolas, que tem sido um assunto recorrente após o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, que terminou com 10 mortos e 11 feridos. Ele ressaltou que não tem condições de manter dois policiais militares em cada uma das escolas, mas que treinou os agentes da Guarda Municipal da região para prepará-los para o atendimento escolar.

“Nós determinamos também, que todos os policiais podem fazer a ronda escolar, então uma viatura que estiver passando em frente a uma escola e não tiver atendendo ocorrência, para ela parar e entrar na escola, conversar, com os coordenadores e diretores. Estamos otimizando os nossos recursos para atender melhor as escolas”, destacou.

Prefeito destaca medidas de segurança
O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou na manhã de ontem da inauguração da nova Galeria de Eternos Comandantes do CPAM-12. Durante o evento, ele falou sobre a importância da integração entre as polícias Militar e Civil com a Guarda Municipal em busca de alternativas para melhorar a segurança na cidade. “Ontem tive uma reunião com o coronel Prado, o delegado seccional Jair Ortiz e o secretário Sales para discutir os problemas diários da cidade e quais ações devem ser adotadas. Temos problemas que ocorrem de maneiras pontuais e esse é o nosso desafio”, destacou.

Além disso, o prefeito lembrou que já foi encerrada a licitação para a construção da base da Guarda Municipal na região central, a concorrência do Polo de Segurança em Jundiapeba está em fase final de assinatura de contrato e o projeto de construir uma Central de Inteligência em Segurança na Avenida Miguel Gemma. “Nós vamos começar nos próximos dias o aumento no monitoramento da cidade. Todos os locais que vão receber as câmeras foram identificados junto às polícias Militar e Civil, que estão em maior vulnerabilidade, para ampliar as ações preventivas na cidade”, destacou.


Deixe seu comentário