INFORMAÇÃO

Bertaiolli na Comissão Especial do Saneamento

MEMÓRIA O estrado da antiga cama, trançado com um tipo especial de
cipó, pode ser visto no Museu Visconde de Mauá, no Casarão do Carmo. (Foto: Eisner Soares)

Câmara vai atualizar legislação sobre água, esgoto e também lixo

O deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli foi indicado pela liderança do PSD para compor como membro titular a Comissão Especial que irá atualizar o marco legal do saneamento básico, destinado a aprimorar as condições estruturais de saneamento em todo o País e autorizar a União a participar de fundo com a finalidade exclusiva de financiar serviços técnicos especializados nesta área e também na busca de soluções para a disposição final adequada do lixo. Além do mogiano, o partido indicou também, como titular, o deputado paulista Cezinha de Madureira e o suplente baiano, Otto Alencar Filho. A Câmara Federal deverá analisar o projeto já aprovado pelo Senado e que recupera boa parte do conteúdo da Medida Provisória (MP) editada durante o governo de Michel Temer (MDB), que perdeu a validade por não ter sido aprovada dentro do prazo pelo Congresso. O novo texto, relatado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), permite que empresas privadas prestem serviços de saneamento básico por meio de contrato de concessão, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, limpeza urbana e redução e reciclagem de lixo. O projeto determina, ainda, a abertura de concorrência pública com a participação de empresas públicas e privadas, acabando com o direito de preferência das companhias estaduais. O formato do contrato pode ser a Parceria Público-Privada, a PPP. O projeto aprovado pelo Senado estende o prazo para os municípios substituírem lixões por aterros sanitários, não incluindo cidades que já tenham produzido um plano de tratamento de resíduos sólidos. A princípio, 2014 era o prazo para instalação dos aterros em todas as cidades. Agora, as datas variam de acordo com o tamanho da cidade para implementação do aterro. No caso de uma cidade como Mogi das Cruzes, que integra a Região Metropolitana de São Paulo, o prazo se encerra no dia 2 de agosto de 2021. Assim como no Senado, a avaliação da Câmara deverá ser feita em regime de urgência, mas haverá chances para Bertaiolli, que conhece bem o problema, opinar em favor de municípios de portes diferentes, como os da Região do Alto Tietê.

Luto

Foi sepultado, ontem à tarde, no Cemitério São Salvador, o corpo do campeão brasileiro de judô, Edson Shigueo Sakai, 54 anos, primo do presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai (PL). Edson faleceu durante a madrugada, vítima de infarto fulminante, enquanto dormia. O mogiano, que era atleta da classe Veteranos do Judô Clube e funcionário da NGK do Brasil, deixa a esposa Maria Inês e os filhos Mateus e Karen. A Federação Paulista de Judô divulgou nota de pesar pelo falecimento, em seu site oficial.

Abusos

Será hoje, às 10 horas, no Fórum Cental de Mogi das Cruzes, o ato público em favor do veto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao projeto de lei 7596/17, que trata do abuso de autoridade. Juízes e promotores da cidade e região prometem um sonoro “não” à legislação que já passou pelo Congresso e hoje recebe críticas daqueles que querem ver o combate à corrupção no País. Se transformada em lei, a proposta vai inibir as ações da magistratura, promotoria, polícia e, principalmente, da Lava Jato.

Novidade

O distrito de Braz Cubas irá receber a primeira loja da rede Burger King. A novidade deverá se instalar em uma área junto à Avenida Francisco Ferreira Lopes, a alguns metros da rotatória da loja Havan e do Spani Atacadista.

Mãos do mestre

Os 86 anos do maestro Antonio Niquinho Mármora foram lembrados pelo seu biógrafo, o escritor Roberto Bordin, em rede social. Com uma foto das mãos do homenageado sobre o teclado de um piano e o escrito: “Essas mãos estão completando 86 anos/ As mãos que encantam ouvintes durante 81 anos/ As mãos do menino precoce/ Que aos 5 anos arrebatou Mogi/ Essas mãos ensinaram a arte do piano/ A arte do toque da fanfarra/ A arte da flauta das escocesas/ A arte de reger o Primeiro de Setembro/Essas mãos encantam o público do Mogi Shopping/ O comensal do Viva Bisa/ Essas mãos completam 86 anos de dedicação/ À arte e à cultura de Mogi/ 25 de agosto – aniversário do mestre”.

Frase

A musica é uma revelação maior do que qualquer filosofia.

Ludwig van Beethoven (1770-1827), compositor alemão, do período de transição entre o classicismo e o romantismo