DIVERSIFICADA

Biblioteca oferece oficinas e cursos online gratuitos

DIÁRIO

NO COMANDO A jornalista, pesquisadora e documentarista Patrícia Bernal vai ministrar a oficina Audiovisual para Negócios; já o escritor, produtor cultural e educador Rodrigo Ciríaco estará à frente da oficina Papa Reto: Prosa e Poesia Marginal-Periférica. (Foto: divulgação)

A intensa programação online da Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras, inclui, em maio e junho, diversos temas que podem interessar a públicos também plurais. São oportunidades de aprender que vão de encontro ao conceito #CulturaemCasa, da Secretaria, que visa estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Os cursos e oficinas têm vagas limitadas (confira a disponibilidade) e as inscrições podem ser feitas pelo link www.bsp.org.br. Confira, a seguir, as datas e detalhes de cada uma das atividades:

Oficina Online Criando Histórias em Quadrinhos – Com encontros nos dias 6, 11 e 13 de maio, das 19h às 21h, a oficina será comandada por Thiago Souto. Quadrinista premiado e autor de “Por Muito Tempo Tentei me Convencer que te Amava”, ilustrador e designer gráfico, ele vai discorrer sobre os fundamentos dessa linguagem e as etapas da produção de uma história, do roteiro até a edição, passando pelo desenho. Indicada para maiores de 15 anos.

Curso Online Contar com Imagens. Com o escritor, jornalista, editor, tradutor e professor Ronaldo Bressane. Um misto de oficina de escrita criativa e clube de leitura, o curso pretende contribuir para que os participantes aprendam a contar histórias inspiradas diretamente em imagens, a partir da leitura e debate de autores diversos. Os formatos propostos serão a descrição, a cena, o poema, a crônica, o conto, o microconto, o perfil e o ensaio. E, entre os gatilhos para acionar a criatividade, Bressane incluirá lugares de São Paulo, cartões postais, fotografias, objetos de arte, objetos pessoais e a observação de pessoas reais. Nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio, 3, 10, 17 e 24 de junho, das 16h às 18h. Carga horária: 16 horas. Atividade indicada para maiores de 18 anos

Oficina Online Audiovisual para Negócios. Com Patrícia Bernal, que é documentarista, jornalista e pesquisadora na área de economia criativa e youtuber (canal Câmera na Mão). Indicadas para maiores de 18 anos, as aulas acontecerão em dois módulos independentes (com cinco encontros cada – carga horária de 7h30/módulo) e visam apresentar o vídeo como um poderoso instrumento de comunicação e marketing de conteúdo para o mundo digital. O conteúdo reúne fundamentos básicos sobre vídeo, dicas de como utilizar as estratégias para atrair a atenção dos consumidores, escolher equipamentos e contratar profissionais independentes ou produtoras do setor audiovisual, entre outros. O primeiro módulo será realizado nos dias 11, 13, 18, 20 e 25 de maio, das 10h30 às 12h e o segundo nos dias 27 de maio, 1º, 3, 8 e 10 de junho, no mesmo horário.

Oficina Online Papo Reto: Prosa e Poesia Marginal-Periférica. Com o escritor, produtor cultural e educador Rodrigo Ciríaco, nos dias 19 e 21 de maio, das 16h às 18h (carga horária: 4 horas) é indicada para maiores de 16 anos. Ciríaco analisará alguns dos principais autores do movimento da prosa e poesia marginal-periférica, estilos e narrativas para, depois, propor atividades e exercícios de escrita. Autor de livros como “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas”, “Vendo Pó…esia” e “Menino Moleque Poeta Serelepe”, ele desenvolve a “Pedagogia dos Saraus”, trabalho voltado à formação poética e literária entre jovens e adolescentes das periferias de São Paulo e tem larga experiência em cursos.

Curso Online de Literatura Pré-vestibular. Com Naiara Costa dos Santos, que é professora de Literatura e Escrita Criativa em Cursos Pré-Vestibular com mais de 11 anos de experiência e tem formação em Letras pela Universidade de São Paulo, além de especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires. Inscrições a partir das 10h do dia 6 de maio. Aulas serão realizadas nos dias 26 e 28 de maio, 2, 4, 9, 16, 18, 23 e 25 de junho, das 15h às 17h30, somando carga horária de 22h30. Atividade indicada para maiores de 16 anos.

Vale lembrar que a Biblioteca de São Paulo continua com atividades presenciais suspensas e, para mais informações, acesse www.bsp.org.br.


Deixe seu comentário