INFORMAÇÃO

Bispo d. Pedro Stringhini será Cidadão Suzanense

ORGULHO O vereador Jean Lopes (PC do B) exibe a via original do projeto de sua autoria, aprovado na terça, que proíbe o fumo nos parques da cidade. (Foto: divulgação – Diego Barbieri – CMMC)

Entrega vai acontecer durante sessão solene da Câmara, amanhã

O bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini, será homenageado, amanhã, às 19 horas, na Câmara de Suzano, com o título de Cidadão Suzanense. Desde que chegou à região do Alto Tietê, há sete anos, este será o terceiro título de cidadania que receberá. Em 2014, tornou-se Cidadão Itaquaquecetubense e, no ano seguinte, Cidadão Mogiano. As homenagens ao religioso vêm como resposta ao trabalho que ele realiza, tanto na área religiosa, com a criação de novas paróquias e fortalecendo o trabalho pastoral e de formação na Igreja, como na social, incentivando uma atuação cada vez mais intensa da Igreja Católica junto a setores carentes da comunidade. Com bom trânsito entre políticos de diferentes partidos, o bispo tem demonstrado preocupação com questões que, até sua chegada ao Alto Tietê, passavam a certa distância do interesse da Igreja. A ecologia é uma das que vem ganhando destaque em suas ações, com um olhar mais crítico para certas situações do meio ambiente de Mogi e cidades vizinhas. Nascido em Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, há 66 anos, ele passou a demonstrar interesse pela religião logo cedo e aos 27 anos foi ordenado sacerdote, na Capital paulista. Era o início de uma bem-sucedida carreira que o levaria à condição de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 2001, quando ele tinha 48 anos. Ordenado bispo pelo então arcebispo de São Paulo, dom Claudio Hummes, ele foi indicado pelo papa como bispo da Diocese de Franca, onde tomou posse em 2010. A expertise demonstrada por ele nos primeiros anos de trabalho lhe deu condições para ser nomeado bispo de Mogi, em setembro de 2012. A posse no comando da Igreja mogiana aconteceu em 24 de novembro de 2012. Desde então, dom Pedro vem imprimindo um estilo muito próprio de administrar os rumos da Igreja Católica na região buscando, com sucesso, aproximar cada vez mais o trabalho religioso da comunidade.

Conferência

Os rumos do PC do B de Mogi das Cruzes em relação às próximas eleições serão discutidos no próximo dia 3 de novembro, domingo pela manhã, na sede do Alto do Ipiranga, durante a Conferência Municipal do partido. Para o encontro estão garantidas as presenças do ex-ministro e atual deputado federal Orlando Silva e da sambista e deputada estadual, Leci Brandão.

Jornalismo

Fugindo do óbvio em coberturas regionais” será o tema do workshop que a jornalista mogiana Jamile Santana irá apresentar durante a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados, a mais importante da América Latina. Jamile vai mostrar como encontrar e explorar fontes de dados municipais, insights para cruzamentos mais interessantes e, o mais importante: como conseguir informações não disponíveis, com a ajuda da Lei de Acesso à Informação. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, na sede da ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo.

Na Região

Enfim, o Alto Tietê poderá assistir a uma palestra-show de Eduardo Zugaib. Mas não será em Mogi. Ele irá se apresentar no dia 12 de novembro, no espaço Versatili Eventos, em Poá, abordando “A Revolução do Pouquinho – Pequenas atitudes que provocam grandes transformações”. Além de colaborar para planejar a realização dos objetivos de cada um, o evento beneficente ajudará no tratamento de Michelle Zugaibe Costa, que luta contra um distúrbio raro e degenerativo, a Seringomielia idiopática.

No alto

Mais uma para a incrível coleção de histórias do veterinário Jefferson Leite e seus bichos, nas mais incríveis situações. Desta vez, ele teve de contar com a ajuda de uma escada acoplada sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros para que um bicho preguiça fosse retirado do alto da cobertura de um galpão industrial de Mogi, a quase 10 metros de altura. Pelo menos três bombeiros participaram da captura do animal que só depois foi encaminhado a uma mata, nas proximidades do Parque Leon Feffer.

Frase

Dizem que quando o Criador criou o homem, os animais todos em volta não caíram na gargalhada apenas por uma questão de respeito.

Millôr Fernandes (1923-2012), desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista brasileiro

Deixe seu comentário