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BMW inicia venda do novo i3 elétrico com extensor de autonomia

O novo i3 preserva o design do antecesssor, tendo suas novidades no conjunto motriz (Divulgação)

A BMW inicia no Brasil a campanha de pré-venda do novo elétrico i3 120Ah, que tem como um dos seus principais atributos uma autonomia de até 440 quilômetros. O novo BMW i3 – agora também oferecido na versão BEV, sem o extensor de autonomia à combustão – pode ser adquirido diretamente nas concessionárias autorizadas BMW i localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Salvador, Recife e Brasília. O compacto premium elétrico é disponibilizado nas versões i3 BEV, com preço sugerido de R$ 205.950; i3 BEV Connected, que parte de R$ 229.950; e i3 REX Full, por R$ 257.950.
O novo BMW i3 permanece como um veículo elétrico perfeito para o deslocamento urbano, uma vez que eleva o prazer de dirigir a outro patamar, livre de emissões de partículas. E tudo graças ao seu conjunto motriz, que inclui uma unidade elétrica BMW eDrive capaz de gerar 125 kW (170 cv) e 250 Nm de torque instantâneo; uma transmissão automática continuamente variável, tração traseira, e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 120 Ah/42,2 kWh.

O novo i3 chega ao Brasil, em pré-venda, em três versões, com preços bem salgados, a partir de R$ 205 mil (Divulgação)

Nesta configuração, os i3 BEV e i3 BEV Connected alcançam 335 quilômetros de autonomia (NEDC), aceleram de 0 (zero) a 100 km/h em 7,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 150 km/h. Na opção top de linha REX Full, a autonomia no modo de condução puramente elétrico é de 290 quilômetros. Com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor a gasolina compacto, de 647 cm³; o veículo é capaz de rodar mais 150 quilômetros, totalizando 440 quilômetros de autonomia. Nesta versão, o 0 (zero) a 100 km/h é feito em 8,1 segundos, mas a velocidade máxima permanece a mesma: 150 km/h.
O novo BMW i3 preserva o design icônico e consagrado da versão antecessora, e que evidencia suas dimensões externas. O desenho do para-choque dianteiro, por exemplo, ressalta a percepção de largura da seção frontal do veículo. Na traseira, por sua vez, chamam a atenção o para-choque, mais robusto e de apelo esportivo, e o friso horizontal metálico que atravessa a porta traseira de lado-a-lado. Emblemas com a inscrição “eDrive” e “i3”, posicionados nas extremidades da tampa do porta-malas, também evidenciam a percepção de largura. O perfil do modelo é ressaltado pela coluna A e pela linha do teto, que exibem pintura diferenciada na cor preta, e de acabamento acetinado. O conjunto óptico é formado por faróis com lâmpadas Full LED e luzes indicadoras de direção, também em LED, com desenho horizontalizado.
Confira, abaixo, a lista de equipamentos de série de cada versão.

Extensor REX agrega um pequeno motor a gasolina no i3 que, junto com o elétrico, permite rodar 440 quilômetros (Divulgação)

BMW i3 BEV (R$ 205.950) – Os destaques ficam por conta dos faróis full-LED, das rodas de liga leve de 19 polegadas e dos freios a disco ventilado com ABS. Por dentro, chamam a atenção o painel digital, o ar-condicionado, o sistema de áudio BMW Professional, o acabamento interno Andesite Silver e o revestimento de tecido Aragats, e os recursos do BMW ConnectedDrive, entre eles a Chamada de Emergência Inteligente, função responsável por acionar os serviços de auxílio ao usuário em caso de colisão; o BMW Teleservices, dispositivo capaz de monitorar e informar o proprietário do veículo sobre a necessidade de manutenção de determinados componentes do veículo; e os Serviços Remotos, que permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo remotamente por meio de smartphones Android e iOS.
Nos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico, que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso. O pacote de itens inclui ainda conectividade Bluetooth, porta USB, e seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina dianteiros e traseiros.

Interior do BMW i3 denota modernidade do projeto com alta tecnologia em equipamentos (Divulgação)

BMW i3 BEV Connected (R$ 229.950) – Além de alguns itens do i3 REX, a lista de equipamentos, neste caso, oferece ar-condicionado automático digital, sistema de Navegação Professional com BMW ConnectedDrive, que agrega Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, Serviços Remotos; mais Informação de Trânsito em Tempo Real; Serviços Concierge, que fornecem informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis; e Serviços ConnectedDrive, que permitem acessar conteúdo disponível em portais de notícias e integração com smartphones Android e iOS. Há ainda preparação para Apple CarPlay, sistema de áudio BMW Professional, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e Parking Assistant.
BMW i3 REX Full (R$ 257.950) – A opção top de linha vem com teto solar de cristal e acionamento elétrico, sistema de áudio Surround Harman Kardon, Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro. Chamam a atenção o acabamento interno em eucalipto e revestimento de couro Vernasca. O pacote agrega ainda as tecnologias Comfort Access e Driving Assistant Plus completam a gama de recursos à disposição do condutor. O primeiro controla o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; enquanto o segundo informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.