NOVIDADE

BMW revela no Salão de Paris a nova geração do Série 3

O novo sedan Série 3 acaba de ser revelado no Salão de Paris e chega ao mercado no ano que vem (Foto Divulgação)

O novo BMW Série 3 está fazendo sua estréia mundial hoje, terça-feira, no Salão de Paris e o lançamento oficial do carro terá início no dia 9 de março de 2019. No Brasil, o modelo deve desembarcar no segundo semestre. A nova geração do sedã será produzida na fábrica da BMW em Munique, na Alemanha; na fábrica de Shenyang, administrada pela joint-venture BMW Brilliance Automotive (BBA), na China; e na recém-construída fábrica da BMW San Luis Potosí, no México.
A nova linguagem de design da BMW revelada no Série 3 mostra o caráter moderno e dinâmico do sedã por meio de linhas precisamente desenhadas e de superfícies moldadas. O novo Série 3 é 85 milímetros mais longo que seu antecessor (4,709 metros), 16 mm mais largo (1,827 m) e apenas 1 mm mais alto (1,442 m). Por sua vez, a distância entre eixos do sedã é 41 mm (2,851 m) maior que a do Série 3 anterior.
A ampla grade em forma de duplo rim, marca registrada da BMW, e o conjunto óptico dianteiro atualizado dominam a parte frontal do carro e é enfatizada por um recorte atraente, que surge no difusor de ar e se eleva até os contornos das máscaras dos faróis. Visto de perfil, a aparência dinâmica evidenciada do novo Série 3 é resultado das linhas marcantes e das saias laterais. Outros destaques do desenho ficam por conta das molduras das janelas e da coluna C com o design Hofmeister, outra característica tradicional dos veículos BMW. Na traseira, chamam a atenção os traços horizontalizados e as lanternas com luzes de LED escurecidas.

Lanternas traseiras estão mais horizontais no novo Série 3, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2019 (Foto Divulgação)

A nova linguagem de design adotada pela BMW também proporciona uma nova dinâmica na composição de elementos internos do novo BMW Série 3 Sedan. Essa característica acentua a oferta de espaço dentro da cabine ao mesmo tempo em que melhora a disposição de recursos voltados para facilitar a vida do motorista, fazendo com que ele se concentre na estrada, aprimorando a sua segurança e a dos ocupantes do veículo.
O novo agrupamento de mostradores do painel de instrumentos, o console central em posição mais elevada e o design do conjunto formado pela iluminação, pelo moderno painel de instrumentos e pela guarnição dos painéis das portas criam uma sensação de amplo espaço, além de uma aura esportiva. Os controles de acionamento das funções estão agrupados em painéis claramente estruturados. No centro, os mostradores, os botões do sistema de ar-condicionado e as saídas de ventilação formam um painel de fácil visualização, enquanto a iluminação pode ser acionada a partir de botões ao lado do volante.

No interior,que está mais espaçoso nessa nova geração do Série 3, o console central está em posição mais elevada (Foto Divulgação)

O botão Start/Stop, responsável por ligar e desligar o motor, está posicionado agora no novo painel de controle situado no console central, onde estão, também, a alavanca do câmbio, o botão seletor iDrive e as teclas de acionamento do sistema Driving Experience, além do freio de estacionamento.
O novo BMW Série 3 Sedan também utiliza uma série de sistemas inovadores de assistência à condução capazes de fazer com que ele também assuma um papel de liderança rumo à condução autônoma. Entre os itens de série destacam-se os alertas de colisão e pedestre e a função City Braking, responsável por avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores. Entre os opcionais, figuram o controle ativo de velocidade de cruzeiro, com função Stop & Go, e o assistente de condução com aviso de saída de faixa e o alerta de mudança de faixa, prevenção de colisão traseira e alerta de tráfego cruzado.
O novo BMW Série 3 será oferecido com cinco diferentes opções de motores. A gama compreende duas unidades de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv, para o 330i. Além de outros dois motores a diesel, de quatro cilindros, com 150 cv (318d) e 190 cv (320d). Há ainda mais um motor a diesel, de seis cilindros em linha, apto a entregar 265 cv e disponível para a versão 330d.