MERCADO

BMW X5 híbrido traz tecnologia avançada por R$ 456 mil

O X5 híbrido combina motores a combustão e elétrico que, juntos, somam 394 cv de potência (Divulgação)

A nova versão híbrida do BMW X5 já está sendo comercializada no mercado brasileiro desde o início de fevereiro passado, ao preço sugerido de R$ 455.950. Esportivo, sofisticado e tecnológico, o novo BMW X5 híbrido é produzido nos Estados Unidos, e herda o visual da quarta geração do modelo. O BMW X5 xDrive45e M Sport oferece um sistema híbrido de propulsão, combinando um motor à combustão, de 3.0 litros, seis cilindros em linha, com 286 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.000 rpm, e 450 Nm de torque, disponíveis já em baixas rotações, de 1.500 rpm a 3.500 rpm; com um motor elétrico de 113 cavalos e 365 Nm de torque.
Uma bateria de 24 kwh de capacidade de energia armazenável oferece uma autonomia estimada em 87 quilômetros no modo puramente elétrico. O conjunto oferece uma potência combinada de 394 cavalos e torque combinado de 600 Nm, que levam o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e à velocidade máxima de 235 km/h.
O SUV tem câmbio automático de oito marchas, com comandos para trocas manuais atrás do volante, e tração integral xDrive. O BMW conta com suspensão a ar adaptativa que, por sua vez, ajusta-se ao estilo de condução do veículo por meio de um seletor localizado no console central, podendo variar até 80 milímetros. Além disso, a altura do veículo pode ser ajustada tanto pela chave como por um botão situado no porta-malas, facilitando a carga e descarga de objetos.

A versão híbrida do X5 vem com pacote M Sport, que acrescenta elementos escurecidos no design (Divulgação)

Por fora, o modelo caracteriza-se pelas entradas de ar verticais na dianteira e a ampla grade frontal conectada no formato “duplo rim”. Os faróis de neblina horizontais, os novos faróis full LED e as lanternas horizontalizadas também são destaques do X5. O visual está ainda mais arrojado com o pacote M Sport, que oferece acabamento escurecido na moldura das janelas, revestimento do teto e outros detalhes da carroceria.
Já a cabine oferece excelente ergonomia, com a disposição dos comandos mais simples voltados ao motorista, além de requinte e sofisticação, com materiais como alumínio e couro no revestimento do painel. Mais digital e conectada, a cabine oferece “head-up” display colorido, além de duas grandes telas de 12,3 polegadas cada, que integram o conceito BMW Live Cockpit, além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais controle de voz e gestos.
O modelo traz as últimas tecnologias de condução semiautônoma oferecidas pela marca. Uma delas permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas, com funções de alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral e alerta de evasão. O X5 híbrido também pode refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas onde não é possível realizar manobras.
O sistema de estacionamento, por sua vez, mede o espaço ao redor do veículo para estacioná-lo automaticamente por meio de câmeras e sensores, realizando as manobras com máxima precisão, poupando tempo e garantindo conforto ao motorista enquanto estaciona. Por meio da tela sensível ao toque, a área de 360 graus em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela.

O modelo da BMW traz as últimas tecnologias de condução semiautônoma da marca (Divulgação)

O modelo conta com sistema que mostra, por meio do BMW Connected App, uma visão em 360 graus do veículo na tela do celular, em qualquer lugar. Além de sempre o lembrar onde seu carro está estacionado, a nova tecnologia ajuda na segurança, mostrando como estão os arredores do veículo antes de você ir até ele.
Diversos equipamentos garantem a segurança e conforto dos passageiros, como airbags duplos frontais, laterais dianteiros e cortina dianteiros e traseiros, sistema multimidia com tela de 12,3 poegadas, hd de 20 gigas e controle por gestos, chave com display colorido de LCD, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático digital quatro zonas, sistema de som surround Harman Kardon com 16 alto-falantes, porta-copos com refrigeração e aquecimento, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento e sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas cada.
Já o sistema BMW Comfort Access 2.0 permite o acendimento automático das luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a três metros do veículo portando a chave. À 1,5 metro do veículo, as portas se destrancam e, afastando-se dois metros, o veículo se tranca novamente. Com opção de programação de abertura de todas as portas ou somente a do motorista. Tudo isso além da abertura do porta-malas por meio de aproximação do pé do para-choque traseiro.
O veículo disponibiliza ainda a chave Display Key com tela sensível ao toque colorida de LCD, que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros. Por meio dela, é possível também travar e destravar as portas do veículo, acender e apagar as luzes internas e levantar e abaixar os vidros laterais, entre outros.

X5 híbrido traz painel em LCD além de sofisticado sistema multimídia qie pode ser controlado por gestos (Divulgação)

O sistema de navegação profissional com iDrivetouch, por sua vez, traz tela de 12,3 polegadas com tecnologia touch, HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD, além de integrar o sistema BMW ConnectedDrive, assistente pessoal que oferece uma série de serviços, como “concierge”, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real.
Por fim, o BMW Gesture Control é um sistema que, por meio de um sensor 3D acima do display central, permite a motorista e passageiro dianteiro controlarem funções do veículo com gestos, como abaixar e aumentar o volume do som girando o dedo no sentido horário e anti-horário (respectivamente), aceitar e rejeitar chamadas telefônicas apontando o dedo para a tela e balançando a mão para a direita (respectivamente), navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para direita e esquerda, girar a visão 360 graus do carro nas câmeras do entorno, além de outras mais.
Em termos de dimensões, a nova versão híbrida segue as mesmas medidas das demais versões, significativamente maior do que a geração anterior: o comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4,922 metros; a largura, 66 mm, indo a 2,004 metros; e a altura, 19 mm, subindo para 1.745 mm. A distância entre eixos tem 42 mm a mais, atingindo agora 2,975 metros. O porta-malas, por sua vez, tem impressionantes 500 litros, podendo atingir até 1.720 litros, com os bancos reclinados. Essas dimensões proporcionam ao modelo um porte avantajado e um espaço interno formidável para cinco ocupantes.
Na compra do BMW X5 xDrive45e M Sport, o cliente recebe uma BMW Wallbox base gratuitamente. O equipamento, que tem potência máxima de recarga de 21kW, carrega 80% da bateria do BMW X5 xDrive45e M Sport em cinco horas.

Tags

Deixe seu comentário