ELEIÇÕES 2018

Candidato a deputado federal, Rodrigo Romão quer modernizar a saúde

Se eleito, o candidato pretende pretende otimizar o atendimento e facilitar obtenção do histórico do paciente. (Foto: Eisner Soares)
Se eleito, o candidato pretende pretende otimizar o atendimento e facilitar obtenção do histórico do paciente. (Foto: Eisner Soares)

Uma das principais bandeiras do candidato a deputado estadual pelo PCdoB, o enfermeiro Rodrigo Romão, é a saúde e a valorização dos profissionais que atuam na área. Caso se eleja para o cargo garante que vai lutar pela modernização do serviço, com a implantação de sistema de biometria e prontuário eletrônico para que os cadastros possam ser compartilhados entre os diferentes serviços de saúde, a fim de otimizar o atendimento e facilitar a obtenção do histórico do paciente.

Ele propõe agilidade no acesso aos serviços especializados e de diagnósticos, mutirões para atender as especialidades mais procuradas e implantação de novos equipamentos de saúde. “Temos também que incentivar as ações extra muros, dentro de escolas, creches, casa de repouso, a fim de promover atividades de prevenção e educação em saúde”, destaca.

O enfermeiro, que trabalha atualmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro do Oropó, quer desenvolver programa para o primeiro emprego aos iniciantes na área de enfermagem a fim de ajudar a encaminhá-los ao mercado de trabalho, além de ampliar a atuação de profissionais de diferentes categorias na atenção básica, como no caso dos nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, educador físico, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional, “para agilizar o acesso da população e evitar as filas”.

Consta também entre as propostas, a instalação de novas clínicas de reabilitação para pacientes com vício em álcool e drogas, e a reorganização dos serviços das unidades básicas, ambulatórios, programas de saúde da família, entre outros.

Romão defende ainda os programas de financiamento e incentivo ao ingresso em universidades daqueles alunos que são destaque no ensino médio, mais creches municipais, aumento dos salários dos professores, reforço nos investimentos em segurança pública, cultura, esportes, transportes coletivo, habitação e emprego.

O candidato tem 36 anos, é casado, graduado em Enfermagem há 10 anos, diretor do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo e presidente do Instituto Mogiano de Pesquisa, Educação e Cultura (Impec).

Esta é a segunda vez que ele participa de uma disputa eleitoral. Em 2016, foi candidato a vereador e ficou como primeiro suplente da sua coligação. No ano passado assumiu a vaga por algumas semanas na Câmara de Mogi, quando apresentou projetos de lei como o que cria um local de descanso para os profissionais de enfermagem em hospitais e serviços de saúde e área de lazer no Conjunto do Bosque e Jardim Santa Tereza.

Meu voto vai para…
“Meu nome é Priscila Vautier, sou professora e diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo. Rodrigo Romão terá meu voto novamente, desta vez como deputado estadual pelo PCdoB. Acredito que ele vai fazer a diferença na política, com trabalho sério e comprometido com as melhorias da saúde e projetos sociais para ajudar as comunidades que precisam de assistência e atenção.

Temos muitos desafios e Mogi das Cruzes merece um parlamentar que lute pelos interesses do seu povo e que sirva aos movimentos sociais.

Acredito, pela trajetória de Rodrigo Romão como profissional da saúde e como diretor sindical, e tenho certeza que irá lutar por melhorias para nós trabalhadores e por uma saúde mais digna a todos. Com certeza teremos em seu mandato o apoio dos multiprofissionais da saúde , fortalecimento dos conselhos municipais e avanços nas políticas de saúde. Como farmacêutico docente, e dirigente sindical, declaro publicamente o meu apoio e o meu voto ao futuro deputado estadual”.