Carnaval, o grande vilão de vendas? | O Diário de Mogi
ARTIGO

Carnaval, o grande vilão de vendas?

Priscila Guskuma

A queda nas vendas nos períodos de carnaval está mais relacionada ao comportamento do que ao mercado em si. O fato é que empreendedores, assim como suas equipes, somente ficam esperando pela baixa nas vendas e não entram em ação para inovar ou buscar um resultado diferente. É cultural as pessoas acharem que as coisas começam a acontecer no Brasil após o carnaval. Então, apenas esperam, enquanto que outros empreendedores, ainda que seja uma minoria, já aproveitaram os 55 dias anteriores para se planejarem e buscarem novos resultados.

Enquanto algumas empresas se deixarem levar por fatores externos, o crescimento destas será comprometido. É possível desenvolver muito trabalho internamente, independente do segmento, como comércio, indústria ou serviços. O ponto inicial é estabelecer um planejamento alinhado com as metas. A próxima fase consiste no investimento do capital humano da empresa, ou seja, o quanto as equipes estão engajadas e motivadas para superarem novos desafios. O que muito me admira são empresários querendo resultados melhores fazendo exatamente a mesma coisa. Pois saiba: não é possível crescimento sem mudanças de comportamentos internos e, principalmente, sem ações eficazes.

O Carnaval pode sim atrapalhar as vendas do mês de fevereiro, porém vale ressaltar que não teremos só essa festa popular nesse ano como justificativa. Será um ano repleto de feriados, além de Copa do Mundo e eleições, portanto se as empresas não se planejarem para agir de forma eficaz visando sanar a improdutividade desses dias, a queda nas vendas será muito maior.

Não adianta justificar a falta de resultado. A solução é agir para que se obtenha uma resposta diferente. É importante ficar de olho no mercado e, principalmente, cuidar da fidelização de clientes. Muitas ações podem ser realizadas pré e pós-Carnaval, entretanto tudo depende do líder que direciona seu quadro de funcionários. Afinal, sua equipe é apenas o seu reflexo.

Portanto, se eu pudesse resumir esse artigo em algumas palavras seriam: Planejamento, Liderança e Pessoas.

Priscila Guskuma é master coach e trainer, especializada em treinamento de vendas e formação empreendedora.