ELEIÇÕES

Cartórios de Mogi terão plantão de biometria amanhã

ATENDIMENTO . (Foto: arquivo)
A biometria tem como finalidade reforçar a segurança no momento do voto, além de facilitar a identificação do eleitor (Foto: arquivo)

Os três cartórios eleitorais de Mogi das Cruzes realizarão um plantão especial neste sábado, das 8h às 13h, para atender os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recomenda que os interessados façam um agendamento prévio na internet, através do endereço http://www.tre-sp.jus.br.

O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento dos cidadãos que não tem disponibilidade no horário normal de funcionamento durante a semana.

Em Mogi das Cruzes o cadastramento da biometria não é obrigatório para a eleição do próximo ano, sendo necessária apenas para as eleições de 2022, apesar disso o TRE recomenda que os eleitores devem fazer o cadastro, para evitar filas quando o voto for obrigatório.

Segundo dados do TRE, Mogi das Cruzes tem 308.552 eleitores, mas apenas 140.164 realizaram o cadastro biométrico até o momento, ou seja, 45,43% do total que precisa realizar o procedimento.

A biometria tem como finalidade reforçar a segurança no momento do voto, além de facilitar a identificação do eleitor, já que a digital é uma característica única. Para fazer o cadastro, o procedimento é rápido, é necessário apresentar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha. Além do registro das digitais de todos os dedos do eleitor, o procedimento envolve coleta de fotografia e assinatura digital, bem como atualização dos dados e dura em média 15 minutos.

Os três cartórios eleitorais de Mogi, 74ª, 287ª e 319ª zonas eleitorais funcionam na rua Francisco Franco, 179, no centro.