EVENTO

Casarão do Carmo, em Mogi, recebe feira literária

NA SEDE DO ENTREMEIO LITERÁRIO Nilza Gomes, Fernando Moffa, Raimundo Rodrigues, Maria Iglesias, Fátima Santos, Antônio Fernando, Miriam Amélia, Carla Pozo, Guilherme, Messias Veloso e Marco Villa são alguns dos escritores envolvidos na organização da feira. (Foto: divulgação)
NA SEDE DO ENTREMEIO LITERÁRIO Nilza Gomes, Fernando Moffa, Raimundo Rodrigues, Maria Iglesias, Fátima Santos, Antônio Fernando, Miriam Amélia, Carla Pozo, Guilherme, Messias Veloso e Marco Villa são alguns dos escritores envolvidos na organização da feira. (Foto: divulgação)

Com lançamentos, troca de títulos, sarau e outras atividades gratuitas, a 6ª edição da Feira Literária Serra do Itapety (Flisi) começa no próximo dia 12 de novembro e se estende até 3 de dezembro. Organizada pelo grupo Entremeio Literário, a programação consiste em encontros semanais, das 19 às 21 horas nas terças-feiras, no Casarão do Carmo, com o objetivo de “ampliar a circulação de livros” na cidade.

Até o dia 23 a Flisi inscreve para o 2º Festival de Poesia Falada, que será realizado dentro da própria programação da feira. Também estão abertas as inscrições para quem deseja participar da 4ª Mostra Literária de Contos e Poesias. O regulamento destes eventos está disponível em facebook.com/entremeioliterario.

Mas a principal ação é a troca semanal de livros, com a intenção de “incentivar a leitura de forma econômica com visão da economia criativa, artística, cultural e ecológica”. Quem dá a definição é a agitadora cultural Carla Pozo, uma das organizadoras da agenda, que também diz que “muitas vezes as pessoas têm livros parados, que outros querem ler, e também procuram descobrir novas obras”.

Haverá ainda um sarau denominado ‘Natureza e Seus Sentidos’ no dia 12, uma oficina de cinema e literatura no dia 19 e uma noite de autógrafos com vários autores da região no dia 26. Isso sem falar das outras possibilidades, como a 4ª Antologia Flisi, que consiste numa publicação coletiva.

Diferente dos anos anteriores, quando a programação foi realizada no Parque Centenário, dessa vez o palco escolhido foi o Casarão do Carmo, onde o Entremeio Literário nasceu, há 13 anos. “Nosso objetivo é valorizar a sede de encontros do grupo, oferecendo um espaço para autores da região mostrarem e venderem seus livros durante todo o mês”, diz Carla.

A organizadora explica que “além das ações já fechadas, estão abertas inscrições autores para a noite de autógrafos, para a antologia, que é muito interessante pois possibilita que as pessoas publiquem seus textos de modo coletivo, com custos baixos, e ainda para novas propostas”.

Isso quer dizer que tanto a comunidade de escritores como o público poderá contribuir com ideias, de modo a agregar mais atividades . Exemplos das inúmeras possibilidades são as oferta de saraus para escolas e entidades e a aplicação de oficinas de contação de história em locais à combinar.

Detalhes de todas as ações confirmadas estão disponíveis nas redes sociais do grupo ou então pelo Whatsapp 9.5779-7201. Já o telefone do Casarão do Carmo, que está localizado na Rua José Bonifácio, 516, no Centro, é 4798-6911.

Deixe seu comentário