CASARÃO

Casarão prepara 6º festival de Cerâmica

O EVENTO ceramistas de todo o Estado expõem no espaço, que também oferece aulas gratuitas

Evento que acontece no próximo domingo, dia 4 de agosto, reúne dezenas de artistas no espaço localizado no bairro do Cocuera

Peças produzidas por 40 ceramistas de todo o Estado compõem o 6° Festival de Cerâmica, que será realizado no Casarão do Chá, no bairro do Cocuera, no primeiro domingo de agosto, dia 4, a partir das 9 horas. Além de apreciar a exposição de mais de duas mil peças exclusivas, quem passar pelo local terá a oportunidade de participar de oficinas gratuitas.

Organizado pela Associação Casarão do Chá, ao longo dos anos o evento se tornou um dos mais importantes encontros culturais da arte da cerâmica no Brasil. Assim, conta com “nomes renomados e também jovens com designs diferenciados e criativos, o que estimula a troca de experiências e incentiva a formação de novos artistas”, relata Higussa Nakatani, uma das organizadoras.

Dentre os participantes, destacam-se os mestres como Yasuichi Kojima da Fábrica de Cerâmica Kojima, de Mauá, Kenjiro Ikoma, de Itapecerica da Serra, e Máyy Koffler, da Vila Mariana, além da presença dos grupos Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBras) e Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef) – veja todos os nomes em quadro nesta página.

A dinâmica é livre: ao longo do dia os ceramistas estarão disponíveis ao público, com exibições e venda de trabalhos. Quem quiser poderá participar de atrações demonstrativas, workshops e oficinas de modelagem, torno, apitos e ocarinas, além de Raku (demonstração de queima). É preciso fazer inscrição com meia hora de antecedência para cada uma das atividades. Os horários e detalhes podem ser consultados em facebook.com/festivaldeceramica. Um bingo beneficente será realizado com sorteio de peças de alta temperatura e itens regionais.

O festival terá ainda uma praça de alimentação com comidas artesanais preparadas na hora e barracas com artesanatos diversos. Inclusive os chás preto e verde, produtos que originaram a construção da fábrica Casarão do Chá, inaugurada em 1942, poderão ser apreciados.

E até a planta com a qual se produz estas bebidas, a Camelia sinensis, será disponibilizada ao público. Haverá também a presença do Chá Obaatian (o ‘Chá da Vovó’), que tem produção artesanal na cidade de Registro, na região do litoral
sul de São Paulo.

Pagamento 

Como o Casarão está localizado em zona rural, a organização do evento esclarece que não há sinal de internet e telefonia celular. Portanto, a orientação aos visitantes é que disponham de dinheiro ou cheque para efetuar pagamentos no local. A Associação também pede atenção daqueles que tenham intenção de utilizar aplicativos de transporte, já que a ausência de conexão móvel exige a orientação por placas de trânsito.

O Casarão do Chá está localizado na Estrada do Chá 05, no Bairro do Cocuera. O telefone para informações é o 4792-2164. Também é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp: (11) 97222-7543, pelo email acasaraodocha@gmail. com e pelo site www.casaraodocha.org.br.