NOVO CORONAVÍRUS

Casos e mortes provocadas pela Covid-19 avançam na região

Reunidos, os 10 municípios que integram o Alto Tietê registraram mais 10 óbitos atrelados à Covid-19 nas últimas 24 horas, que representam elevação de 2,1% – uma das menores desde o início da pandemia. O total de vítimas fatais da Covid-19 chega a 465. A região confirmou mais 187 casos positivos da infecção no período. O número de pessoas diagnosticadas passou de 4.326 para 4.513, aumento de 4,3%. Os dados são das vigilâncias epidemiológicas municipais.

Os números podem ser maiores já que 53 mortes estavam em investigação até o fechamento desta edição. Outro indício é que 1.754 pacientes manifestaram sintomas graves da Covid-19 ou são profissionais da Saúde, e aguardam resultado de exames laboratoriais. Por outro lado, 2.453 manifestaram sintomas leves ou moderados e não foram testados.

A resolução SS-28, de 17 de março, do Plano de Contingência Nacional para infeção humana pelo novo coronavírus, prevê que apenas os casos mais urgentes e profissionais de saúde sejam testados devido à escassez de testes disponíveis para a população – fenômeno observado em todo o Brasil -, o que pode contribuir com a subnotificação dos números gerais da pandemia.

Transparência

O site da Prefeitura de Mogi passou a divulgar a situação dos leitos, tanto nas redes pública e privada. A última atualização disponível foi na segunda-feira, dia 8. Somando as duas redes, são 110 leitos de UTI com ocupação de 57,27%. Já nos leitos de enfermaria há 326 leitos e ocupação de 31,59%. Vinte e três leitos do Hospital de Campanha estavam com pacientes, o que representa um leve aumento na comparação com sábado, quando 20 pessoas eram assistidas, segundo informou a Saúde.


Deixe seu comentário