DIA DE FINADOS

Cemitérios de Mogi das Cruzes já recebem visitantes

CONSCIENTIZAÇÃO Comércio aposta em vasos tradicionais de flores e arranjos sustentáveis. (Foto: Elton Ishikawa)

Cerca de 150 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos de Mogi das Cruzes neste Dia de Finados. O movimento já foi intenso na tarde de ontem, quando muitos visitantes cuidavam dos últimos preparativos para a data. Já alguns familiares decidiram antecipar as homenagens para evitar o grande fluxo previsto para este sábado. Comerciantes de velas, flores e artigos religiosos apostam em boas vendas.

A feirante Gabriely Sato Mazzaro vendia flores ontem no São Salvador. A novidade desse ano de sua barraca são arranjos de flores sustentáveis. Segundo ela, a fabricação do produto não demanda plásticos, apenas uma espuma biodegradável. “Buscamos aumentar nossa conscientização ambiental e a novidade já chamou a atenção do público”, contou.

Grande parte dos túmulos do cemitério São Salvador, o maior da cidade, estava decorada na véspera de Finados. “Optamos por vir aqui nesta sexta-feira para evitar o movimento intenso de amanhã”, contou o casal José e Luíza Ito. “Visitamos nossos familiares aqui todos os anos, essa é uma tradição que desejamos manter viva”, completa Luíza.

A Prefeitura e a Diocese de Mogi das Cruzes prepararam programação especial para atender às famílias que desejam prestar homenagens. Uma linha de ônibus especial circulará nesse sábado, ligando o bairro Manoel Ferreira ao cemitério de Taiaçubeba, com partidas do bairro às 7h30, 9h30, 11h30 e 15 horas. Do local, os ônibus estão previstos para retonar às 8h30, 10h30, 13h30 e 17h30.

O pároco da Catedral de Santana, padre Claudio Antonio Delfino, presidirá a santa missa hoje às 7 horas, no São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, no Parque Monte Líbano. O espaço abrirá duas horas mais cedo e funcionará das 6h às 18h. Também estão programadas celebrações às 8h, 9h, 10h, 11h, e no período da tarde, às 15h, 16h e 17h.

Já no cemitério da Saudade, em Braz Cubas, a primeira missa acontece às 8 horas, em seguida, também estão programadas celebrações às 10h, 12h e 15h.

O horário de visitação no cemitério Parque das Oliveiras, o único particular do município, foi estendido. Familiares poderão prestar suas homenagens no local das 7 às 18 horas.

Abre e Fecha

O feriado altera o horário de funcionamento de equipamentos públicos e privados do município. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade estará fechada hoje, com exceção das grandes redes. O Mercado Municipal estará aberto das 7h às 14h. Amanhã, o horário de funcionamento será normal.

Os serviços de urgência e emergência de saúde na cidade funcionarão normalmente durante o feriado.

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização mantêm o atendimento para casos como Lei do Silêncio e Lei Seca, entre outras. O telefone para denúncias é o 153. Já a Semae atenderá emergências pelo 115.

Já para quem busca opções de lazer, os parques municipais funcionarão normalmente.


Deixe seu comentário