ARTIGO

Central de Inteligência

Marcus Melo

Para aperfeiçoar o sistema municipal de segurança, Mogi ganhará, até o fim do ano, um Centro de Operações e Planejamento Integrado – Central de Inteligência. Trata-se de um prédio moderno, em construção no Socorro, que abrigará todas as estruturas da Secretaria Municipal de Segurança para elevar a eficiência no atendimento à população.

É o caso da nova Central Integrada de Emergências (Ciemp), com equipamentos mais modernos. A Ciemp monitora a Cidade por câmeras e pelo sistema de alarmes instalados em prédios municipais, além de reunir o atendimento dos telefones 153, da Guarda, e 199, da Defesa Civil. Hoje, o videomonitoramento conta com 110 câmeras em ruas, avenidas e praças. Mais da metade foi instalada desde que assumimos a Prefeitura, em 2017. É um instrumento fundamental tanto para inibir a criminalidade como viabilizar a identificação de infratores.

Mesmo não sendo constitucionalmente uma responsabilidade municipal, a segurança pública é um desafio para as cidades e vem recebendo especial atenção da Prefeitura, que faz investimentos contínuos em estruturas, equipamentos, pessoal e no fortalecimento do setor em Mogi.

Na bateria de ações pró-segurança, entregamos, em junho, o Polo Municipal de Segurança, em Jundiapeba. Ao mesmo tempo, reforçamos pessoal e equipamentos. Só para a Guarda Municipal, foram contratados 80 novos guardas e entregues 35 novas viaturas que intensificam ações de patrulhamento e dos grupamentos específicos, como a Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Patrulha Rural. São alguns exemplos dos nossos esforços para tornar mais seguro o dia a dia dos mogianos.

Marcus Melo é administrador de empresas e prefeito de Mogi das Cruzes


Deixe seu comentário