NESTE SÁBADO

Centro Cultural recebe o FanCine Kaki, com exibições de filmes e concurso de cosplay, além de palestra e show musical

A 7° edição do Festival de Verão de Mogi das Cruzes começa nesta terça-feira, com abertura de exposição do artista plástico Lucio Bittencourt, na galeria de artes do Centro Cultural. (Foto: divulgação - PMMC)
NO PALCO Banda Rock’n Ronin apresentará temas de várias produções como ‘Dragon Ball’, ‘Cavaleiros do Zodíaco’, ‘Jaspion’ e ‘Power Rangers’ no decorrer do evento, que também exibirá filmes como ‘A Lenda de Fênix’. (Foto: divulgação)

Fãs de quadrinhos e de outros produtos do universo geek têm destino certo neste sábado: o Centro Cultural, já que será realizada por lá, a partir das 17 horas, a primeira edição do FanCine Kaki. O evento é derivado do festival Cine Kaki, que há cinco anos movimenta o mercado do cinema independente na cidade, e terá exibições de filmes, concurso de cosplay e outras atividades nerd.

Na programação, além da apresentação de vários fan films, ou seja, produções inspiradas em quadrinhos, animes e games, haverá concurso de cosplay e uma palestra com o dublador e diretor mogiano Flávio Dias, nacionalmente conhecido por dar voz a personagens como o protagonista do ‘Mundo de Beakman’, Poseidon em ‘Caveleiros do Zodíaco’ e até mesmo o Pernalonga.

Tudo isso ao som da banda local Rock’n Ronin, que apresentará, em três blocos ao longo do evento, temas de várias produções que fizeram a cabeça dos brasileiros nos anos 1980 e 1990, como ‘Dragon Ball’, ‘Cavaleiros do Zodíaco’, ‘Jaspion’ e ‘Power Rangers’.

Os organizadores contam com a presença dos produtores dos filmes apresentados. A maioria vem da região, com histórias que retratam personagens conhecidos, a exemplo dos heróis Viúva Negra e Lanterna Verde, sendo que este último terá um título novo sendo lançado por mogianos: ‘John Stewart: Humano’. E também tem uma equipe da capital, que preparou material sobre os vilões do Batman em ‘Maníacos de Arkham’.

“A ideia é que todos estejam presentes para um bate papo aberto ao público com perguntas. Afinal, ser fã é uma coisa, mas produzir é outra, mais complicada”, conta um dos criadores da agenda, o publicitário e também vocalista e baixista da Rock’n Ronin, Nando Rodrigues.

O concurso de cosplay terá como prêmio um troféu exclusivo baseado no fan film ‘A Lenda de Fênix’, lançado em 2018 pela produtora mogiana e independente Raciocinando Filmes. Este curta será exibido durante a programação, bem como o trailer do recém-lançado ‘Um Jovem Mogiano’, que cria um super-herói para a cidade.

Como explica Nando, para participar da competição basta “chegar pontualmente e estar vestido como qualquer personagem”. Para aqueles que precisarem, o Centro Cultural será disponibilizado, a partir das 16 horas, para caracterização e maquiagem.

Além disso, o público presente concorrerá a brindes como bebidas, lanches e um dia de SPA, e poderá participar de anúncios exclusivos, como um projeto voltado exclusivamente para ‘Cavaleiros do Zodíaco’, idealizado por Nando, que vê crescimento no mercado geek mogiano.

“Além da cidade crescer na área dos fan filmes, vejo o mesmo acontecer em outros nichos. Um exemplo é a Semana Nerd/Geek, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, e que agora ganha gestão colaborativa por meio do Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac)”, diz ele, que finaliza otimista: “o acervo de fãs está crescendo em todos os lugares, e Mogi acompanha”.

O FanCine Kaki será realizado no Centro Cultural, que fica ao número 360 da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, na área central. O telefone para outras informações é o 4798-6988.


Deixe seu comentário