ÚLTIMA ETAPA

Cetesb avalia licença de avenida das orquídeas

ARTE A gigantesca flor esculpida em aço pelo artista plástico mogiano, Rodrigo Bittencourt, enfeita uma extremidade da Avenida das Orquídeas, em fase final. (Foto: Eisner Soares)
ARTE A gigantesca flor esculpida em aço pelo artista plástico mogiano, Rodrigo Bittencourt, enfeita uma extremidade da Avenida das Orquídeas, em fase final. (Foto: Eisner Soares)

A solicitação de Licença de Operação (LO) da avenida das Orquídeas, que ligará Mogi das Cruzes a Suzano, foi protocolada nesta quarta-feira pelo prefeito Marcus Melo (PSDB). O documento é a última etapa burocrática para que a via possa ser inaugurada e foi entregue durante reunião com a presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, na Capital.

“Esta é uma obra muito importante para a mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, que vai desafogar o corredor de ligação entre a região central com Braz Cubas e Jundiapeba, chegando até Suzano e o Rodoanel Leste. Além disso, ela será um indutor para o desenvolvimento daquela região da cidade”, destacou Melo.

A expedição da Licença de Operação pela Cetesb é necessária para obras que possuam algum tipo de impacto ambiental. No caso de vias de grande fluxo, como a avenida das Orquídeas, a movimentação de veículos e seu impacto sobre o ambiente e a fauna são itens analisados. Entre as ações executadas nos trabalhos da via está a construção de rotas para a fauna, algo inovador para proteger animais que buscam cruzar as pistas sem riscos.

O material apresentado à Cetesb contém todos os estudos e levantamentos solicitados para a LO, que serão analisados pelo departamento técnico da companhia. Além disso, a Prefeitura também anexou os documentos entregues para a emissão das fases anteriores de licenciamento, em uma ação preventiva para que qualquer dúvida durante a análise possa ser sanada.

“A Prefeitura está em dia com os prazos documentais. A solicitação da LO deve ser feita quando as obras estão em estágio final. Por isso, a administração fez o protocolo neste momento”, explicou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, que também participou da reunião.

O presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai (PR), e o vereador Antonio Lino (PSD) também participaram da reunião do prefeito com a presidente da Cetesb.