NESTA QUARTA-FEIRA

Chico do Morumbi morre aos 77 anos

Francisco Gil Eugênio morreu na manhã desta quarta-feira. (Foto: Arquivo/O Diário)
Francisco Gil Eugênio morreu na manhã desta quarta-feira. (Foto: Arquivo/O Diário)

O empresário Francisco Eugênio Gil, o Chico do Morumbi, morreu na manhã desta quarta-feira (13), aos 77 anos. O corpo será velado no Velório Municipal Cristo Redentor, no Parque Monte Líbano, e o sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, mas ainda não foram divulgados o horário e o cemitério.

Nascido na aldeia de Alverca da Beira, em Portugal, ele embarcou em um navio rumo ao Brasil quando tinha 17 anos. O destino era a casa de um tio, em Mogi das Cruzes. “Vim porque quis e fiquei porque gostei”, contou ele, entrevistado em maio de 2003 na série “Entrevista de Domingo”, de O Diário.

Ainda em Portugal, ele estudou até a quarta série primária e começou a trabalhar aos 12 anos no açougue dos pais – Luiz Eugênio e Odete da Conceição Santos – e depois na alfaiataria do tio, Antônio dos Santos. Em sua terra natal, enfrentou as dificuldades da crise vivida pelo país durante o período pós-guerra.

Em Mogi, comandou por mais de cinco décadas o Restaurante, Pizzaria e Choperia Morumbi, na esquina das ruas Dr. Ricardo Vilela e Antonio Cândido Vieira.

Casado há 55 anos com Rosa Gonçalves Teixeira Eugênio, Chico é pai de Joaquim, Fátima e Rosinha e também deixa netos.