INFORMAÇÃO

Colegas esperam explicações do vereador Mauro Araújo

RELÍQUIAS Quem se lembra desses telefones das décadas de 70 e 80? Eles estão expostos na Casa Mello, esquina da Coronel com Padre João. (Foto: Elton Ishikawa)

Definição sobre manutenção de candidatura a presidente deve sair na próxima semana

Enquanto aguarda a convocação de uma reunião para que possa ouvir as explicações de Mauro Araújo (MDB) sobre o episódio que levou representantes do Ministério Público e da Polícia Militar a cumprirem mandado de apreensão de computadores e documentos em sua sala, na Câmara Municipal, na última quarta-feira, a maioria dos vereadores tem dúvidas sobre como ficará a sucessão da Mesa Diretora do Legislativo, que vinha sendo encaminhada pelo emedebista, cotado para ser o futuro presidente da casa, em substituição a Sadao Sakai (PL). Conforme noticiou este jornal, em sua edição de quarta-feira, os entendimentos caminhavam céleres, sob o comando do próprio Mauro Araújo, para a formação da chapa única que deveria ser homologada sem maiores problemas. Afinal, no início do atual mandato, em janeiro de 2017, foi firmado um acordo entre todos os vereadores para que a presidência do Legislativo fosse dividida, nos próximos anos, entre representantes das principais legendas com representantes na Casa. Carlos Evaristo (PSD) foi o primeiro a assumir, seguido por Pedro Komura (PSDB) e Sadao Sakai (PL). O quarto a ocupar o cargo seria Mauro Araújo, que acabou no meio do furacão provocado pelo MP e PM. E da mesma forma que ele ainda está a dever as explicações esperadas por seus colegas, Mauro também não falou com a Imprensa, seja para dar sua versão sobre o episódio –feita na quarta, por meio de uma nota oficial – e para dizer se pretende levar adiante sua candidatura. Há quem diga que das explicações dependerá a manutenção do apoio ao seu nome, como parte do acordo previamente firmado, em nome do partido. Assim, se Mauro Araújo quiser evitar maior exposição, poderá renunciar à sua própria candidatura em favor de algum outro integrante da bancada, que poderá ser Taubaté Guimarães ou Diego de Amorim Martins, o Diegão, que nunca escondeu de ninguém a sua amizade e admiração pelo seu colega de Câmara e presidente do seu partido. Tudo indica que o feriado prolongado que hoje começa será providencial para baixar a poeira, de maneira que as decisões comecem a pipocar a partir da próxima semana. A conferir.

Papa abençoa…

O papa Francisco, durante audiência geral em Roma, fez uma saudação e dedicou uma bênção especial a Mogi das Cruzes, por meio de um grupo integrante da Paróquia de Santa Rita Cássia, do bairro do Socorro, que se encontrava no Vaticano, no decorrer desta semana. Ainda não há confirmação, mas é provável que um grupo de peregrinos que acompanhava o padre cantor Alessandro Campos – responsável pela construção da Igreja de Santa Rita –, numa viagem de turismo pela Itália e outros países europeus, tenha sido o alvo da referência do papa, que falou em português para seus interlocutores.

…Mogi em audiência

Disse Francisco, na audiência: “Queridos amigos de língua portuguesa. Obrigado pela vossa presença e pelas vossas orações por mim! A todos saúdo, especialmente aos paroquianos de Santa Rita de Cássia, em Mogi das Cruzes, aos fiéis de Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio, em Lisboa, e ao grupo de reitores e formadores de seminários, que participa no convênio promovido pela Congregação do Clero. Sentindo-vos objeto da misericórdia e compaixão de Deus, procurai sempre ser humildes e compreensivos para com todos. Sobre vós e vossas comunidades, desça a bênção do Senhor!”

Cidadão

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) será homenageado, na próxima segunda-feira (18), às 18 horas, na Câmara Municipal de Bertioga, com o título de Cidadão Bertioguense, uma iniciativa do vereador Matheus Rodrigues (DEM). O título será uma forma de agradecimento pelo empenho do parlamentar na solução de problemas da Mogi-Bertioga e destinação de R$ 3,5 milhões para o Hospital Municipal e obras de infraestrutura naquele município.

Nova fase

Iniciando uma nova etapa, sob a regência da maestrina Fernanda Assis Ferreira, que substituiu Solange Urbano, o tradicional Coral 1º de Setembro irá se apresentar na programação da Feira de Artes da Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco. Será no próximo dia 19, terça-feira, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes. Segundo o desembargador aposentado, Antonio Carlos Ribeiro dos Santos, os 27 integrantes estão bastante animados nesta nova etapa do grupo, ao lado de Fernanda Ferreira, já conhecida pelo seu trabalho junto ao Coral da Apampesp de Mogi.

Frase

Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.

Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiano


Deixe seu comentário