Com a “cara e a coragem”, mogiano vai a evento nos EUA

Itânio Mariano tomou parte em reunião da ONU, em Salt Lake City

Selecionado pelo setor de Diplomacia Civil do Instituto Global Attitude para compor a delegação brasileira que participou da 68ª edição da United Nations Civil Society Conference, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, o jovem mogiano Itânio Mariano não pensou duas vezes. Com a ajuda de algum dinheiro arrecadado por meio de uma vaquina virtual, ele embarcou, com “a cara e a coragem”, para integrar as discussões em torno do tema “Construindo Comunidades e Cidades Inclusivas e Sustentáveis”, ao lado de mais de 4 mil participantes de pelo menos 50 outros países. O encontro foi marcado pela presença de gente com o peso da presidente da Assembleia Geral da ONU, Maria Fernanda Spinosa, assim como da prefeita de Salt Lake, Jackie Biskupski. Apesar das dificuldades e atropelos de última hora, o mogiano de 20 anos está empolgado com o que ouviu e viu durante o evento. “Foi enriquecedor e abriu muito a minha mente”, disse Itânio, ontem, à coluna. Segundo ele, os debates ajudaram a entender melhor o processo de construção das cidades do futuro, além de aspectos e conceitos ligados à administração pública, lições que ele pretende, de alguma forma, colocar em prática em Mogi. “Foquei em temas relevantes para nossa cidade, como mobilidade urbana, infraestrutura, transporte, meio ambiente, sustentabilidade e educação,” garante Itânio, para quem Salt Lake se mostrou um exemplo de cidade inclusiva e sustentável. “Quero uma Mogi referência em tudo isso também”, diz ele, que ainda está pagando o preço da ousadia da ida aos EUA e mantendo a vaquinha virtual aberta para cobrir os R$ 10 mil que sobraram das dívidas contraídas para conseguir viajar.

Novo titular

O juiz substituto Fábio Ribeiro da Rocha é o novo titular da 3ª Vara do Trabalho, de Mogi das Cruzes. Ele ocupará o lugar da juíza titular Maria de Fátima da Silva, que passará a ocupar igual cargo na 4ª Vara do Trabalho mogiana. A decisão de promover Fábio da Rocha, pelo critério de merecimento, partiu da desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo.

Ausência – 1

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) cumpriu, neste domingo, uma rotina que adotou desde que deixou a Prefeitura, em janeiro de 2017. A de não comparecer ao desfile cívico-militar de aniversário da cidade, na avenida Cívica. Ontem, segunda-feira, o deputado fez palestra sobre temas econômicos em Guaratinguetá, e depois participou de uma reunião sobre saúde, em Taubaté, no Vale do Paraíba.

Ausência – 2

Também foi notada a ausência no desfile do deputado estadual Marcos Damásio (PL). Já o ex-deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira marcou presença no evento, ao lado da esposa, representando a Festa do Divino do distrito de Braz Cubas, com direito a bandeiras vermelhas relativas aos festejos.

Abandono

O antigo prédio do INSS de Mogi, no Centro Cívico, nem de longe lembra o imponente edifício dos tempos de sua inauguração, quando se destacava em meio à própria iluminação, com seu jardim de espelhos d’água, e até o heliponto em sua parte superior. Quem passa pelas proximidades, hoje só encontra sinais de descaso e abandono com o local, paredes sujas, o jardim descuidado, entre outros aspectos negativos. Um retrato que muito se aproxima da atual situação previdenciária do País.

Frase

Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.

Abraham Lincoln (1809-1865), político norte-americano que se tornou o 16° presidente dos Estados Unidos