BATALHAS

Começa a Semana das Danças Urbanas

Fazem parte da agenda estilos eletrônicos, como o freestep, que terá workshop gratuito nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Fazem parte da agenda estilos eletrônicos, como o freestep, que terá workshop gratuito nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)

A partir de amanhã até o próximo dia 15 acontece a 4ª Semana das Danças Urbanas de Mogi das Cruzes, evento financiado pelo Profac, o programa municipal de fomento à cultura. As atividades envolvem estilos como krump, locking, breaking, hip hop freestyle, freestep, waacking e outros e acontecem em diferentes endereços (veja quadro nesta página). Não é necessário pagar nada para assistir ou participar.

Pela primeira vez a programação conta com uma mostra competitiva e um fórum sobre empreendedorismo, além de oficinas e aulas abertas a pessoas de todas as idades. Dançarinos interessados devem chegar com antecedência nos locais, já que as inscrições para as batalhas serão feitas na hora. E quem quiser fazer os workshops de freestep, krump, chicago footwork e urban coreography, no dia 8, na Casa do Hip Hop de Mogi, precisa se inscrever por este link: http://battlebestdance.wixsite.com/battlebestdance1/copia-semana-das-dancas-urbanas.

A organização da agenda é do grupo Battle Best Dance Connect, que surgiu em 2014 e de lá para cá tem promovido a dança mogiana com eventos, como o Super Freestep Brasil, que reúne na Cidade artistas de todo o País. O objetivo, segundo o criador do grupo, Rogério Assunção dos Santos, 23, é “abranger os estilos de danças urbanas com profissionalismo”, promovendo um “intercâmbio de cultura de danças urbanas no Alto Tietê”, movimentando assim a cena regional.

A expectativa da organização é lotar com pessoas de toda a Região os endereços envolvidos. “Estamos otimistas, já que depois de duas tentativas agora conseguimos ser contemplados pelo edital do Profac. Por meio de uma plataforma online colocamos todo o planejamento da execução do evento, e com muita dedicação ganhamos o financiamento”, comemora Rogério.

Dessa forma, esta edição do evento representa um salto sobre a anterior, realizada em 2016. O que mudou nesse tempo foi a atuação do Battle Best Dance Connect, que coleciona mais de meio milhão de acessos no YouTube e está a procura de um empresário. “Começamos com o intuito de fazer um campeonato profissional para jovens, e acabamos nos tornando uma produtora de eventos e clipes, como os vídeos dos mogianos Niw Rapper, DJ Nanes e Lit Boys”, diz Rogério, que espera que o público se surpreenda com as novidades preparadas para este ano.

Uma dessas novidades é o fórum sobre empreendedorismo nas danças urbanas, que acontecerá no dia 14, na Casa do Hip Hop de Mogi, com Alefh Mendes, que começou a dançar aos 14 anos, e já figurou em trabalhos de cerca de 15 artistas diferentes, como Bruno Martini, Banda Uó, Dulce Maria, Kéfera, Natiruts, Manu Gavassi e DJ Yuri Martins. Ele também apareceu em vários programas de televisão e clipes gravados por todo o Brasil e também no Chile.

Para o dançarino e professor paulistano Vinicius Pitbull, 25, que vai ministrar o workshop de krump, atividades como a Semana de Danças Urbanas de Mogi são importantes para unir os lados “comercial” e “underground” da dança. “Do final de 2017 para cá tenho visto um crescimento do lado comercial, com coreografias e shows. Isso é bom, pois se criou um mercado, mas acho muito melhor quando tentam unir as duas coisas”, diz ele.

Já o mogiano Gustavo Henrique, o Guiigs, também dançarino e professor, que coordenará a aula de freestep, acredita que será “um evento de alta estrutura”. “Já tem um tempo que participo das ações organizadas pela equipe da Battle Best Dance, em parceria com a Prefeitura de Mogi, e sei da qualidade que elas têm. Fico feliz por fazer algo pela cultura da Cidade”.

A programação da 4ª Semana das Danças Urbanas de Mogi das Cruzes está disponível em detalhes em facebook.com/events/1979253438796964.

PROGRAMAÇÃO – 4ª SEMANA DAS DANÇAS URBANAS DE MOGI DAS CRUZES

07/02

Das 19h às 22h

Espetáculo de Abertura

Teatro Vasques

08/02

Das 15h às 20h

Workshops de freestep, krump, chicago footwork e urban coreography

Casa do Hip Hop

09/02

Das 16h às 21h

Batalhas de Dança

Centro Cultural

10/02

Das 14h às 21h

Festival Competitivo + Finais das Batalhas

Centro Cultural

12/02

Das 10h às 11h e das 14h às 15h

Oficina de Dança

Amdem

13/02

Das 10h às 14h

Oficina de Dança

CEU das Artes Vila Nova União

14/02

Das 14h às 16h

Oficina de Dança

E.E Irene Caporali

14/02

Das 19h às 21h

Fórum – Empreendedorismo nas Danças Urbanas

Casa do Hip Hop

15/02

Das 19h às 22h

Espetáculo de Encerramento

Teatro Vasques