ARTIGO

Como iludir o povo

Olavo Câmara

Os líderes das ideologias enganam o povo. Quais são as principais ideologias, teoricamente falando? Capitalismo, socialismo democrático, socialismo marxista, comunismo, trabalhismo, religiosidades e ambientalismo. Todos pregam liberdade, mas enganam. O capitalismo baseado no lucro, ainda é a ideologia que mais traz liberdade. O socialismo democrático coloca os principais serviços (educação, saúde, transporte sob o comando do Estado e tudo o mais é livre). O socialismo marxista é dominador, tudo fica nas mãos e domínio do Estado e nada pertence aos indivíduos. Comunismo no mundo não existe (há partidos comunistas, mas não comunismo). Para se implantar o comunismo teria que haver igualdade real, o que não acontece. Em Cuba, Coreia de Norte e China, não há comunismo real, pois se houvesse os líderes destes países não seriam milionários, além do mais não há liberdade. A ideologia trabalhista “não pegou”, pois, em todos os países há trabalhadores, mas raramente um partido trabalhista ganha eleições e quando vence as eleições não consegue colocar tudo nas mãos dos trabalhadores (é o caso do PT que venceu as eleições e os seus lideres não eram trabalhadores).

Quanto à ideologia do ambientalismo, todos os partidos falam e escreveram em seus estatutos a defesa do meio ambiente, mas na prática pouco fizeram quando chegaram ao poder. Daí surgem as falácias para enganar e iludir o povo. Os socialistas marxistas para chegar ao poder pregaram o desarmamento e a igualdade, mas após chegarem ao poder modificaram totalmente a forma de governar. É o que se tentou fazer no Brasil. A igualdade destrói a liberdade. Quanto a igualdade real somente acontecerá um dia, se noventa e nove por cento dos habitantes do planeta agirem e pensar como Jesus, Madre Teresa de Acalcutá e Mahatma Ghandi e todos se desapegarem dos seus bens materiais. O povo vai se desapegar? Jamais!

Por ora é somente ilusão e enganação. Iludir o povo e tomar todos os seus bens são o que pretendem algumas ideologias como o que está acontecendo na Venezuela, já aconteceu na Coreia do Norte e em outros países.

 Olavo Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política.


Deixe seu comentário