ARTIGO

Como lidar com cliente indeciso

Felipe Martins

A maioria dos vendedores e lojistas, físicos ou virtuais, já se deparou com o perfil de um cliente indeciso, que é o tipo de consumidor que mais demanda atenção.

Mas, com algumas técnicas, é possível contornar e conseguir fechar a venda. Saiba como:

A conexão com o cliente – O vendedor precisa fazer com que o cliente o enxergue como uma pessoa que está tentando ajudar na resolução de um problema, e não apenas como alguém que está tentando vender um produto.

Dessa forma, quando o cliente se mostra duvidoso quanto à finalização da compra, o primeiro passo do vendedor é perguntar e saber ouvir os motivos que estão deixando o cliente indeciso.

A partir dessas respostas, é possível fazer sugestões mais acertadas que elevarão as chances de compra.

Empatia e autocontrole – A empatia é a aptidão em conseguir se colocar no lugar do outro e enxergar o mundo (ou determinada situação) por meio da perspectiva daquela pessoa.

Agora, imagine um vendedor conseguindo entender de fato os motivos da indecisão de um cliente e, a partir disso, propor soluções que não apenas “empurre” o produto a ele, mas que atendam às suas necessidades e interesses.

Convenhamos que a probabilidade de esse cliente tomar uma decisão e comprar o produto será muito maior, não é mesmo?

Autocontrole – Muitas vezes, o vendedor despreparado emocionalmente tem dificuldade em controlar suas emoções, demonstrando nervosismo com o cliente indeciso.

É nesse momento que tudo vai por água abaixo e a venda é perdida, já que a falta de “tato” e cortesia dos vendedores são um dos principais motivos de desistência de compra em qualquer segmento.

É por isso que o profissional de vendas precisa trabalhar o autocontrole, algo que é possível de ser feito por meio de diversos exercícios, como a meditação, a prática do autoconhecimento, o reconhecimento de pensamentos impulsivos etc.

Conclusão: podemos perceber que a indecisão do cliente é um processo transitório e facilmente revertido com a adoção de medidas corretas e técnicas bem aplicadas.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.

Deixe seu comentário