ARTIGO

Como o KPI pode medir resultados

Felipe Martins

Uma das inúmeras vantagens de se ter um e-commerce é a possibilidade de ter dados precisos e de fácil acesso sobre as vendas e o comportamento do público que são importantes para avaliar o desempenho da sua empresa e saber quando e o que precisa mudar – as métricas e KPIs existem para ajudar nisso!

Os Indicadores-chave de Performances (KPI – Key Performance Indicator) são meios importantes para auxiliar na análise do desempenho de uma estratégia baseado em um conjunto de diferentes métricas – por isso são dados mais complexos. Em outras palavras, eles são usados para avaliar se a ação está efetivamente atendendo o propósito.

Já as métricas são aqueles dados sobre o comportamento dos visitantes em sua loja, como por exemplo número de visitantes, taxa de conversão, etc. Geralmente, eles são dados mais simples e apresentam os núméros de forma bruta e objetiva.

Por exemplo, uma loja quer saber se a sua campanha de marketing para aumentar a taxa de conversão de venda está funcionando. Ela precisará selecionar as métricas importantes e que sejam condizentes com esse objetivo. Vamos supor que os dados mostrem que aumentou o tráfego, mas a taxa não. Isso significa que é preciso realizar alguma mudança nessa campanha para que o objetivo seja concluído.

Existem algumas características que um KPI deve ter para ser eficiente, por exemplo, ele deve ser baseado em dados válidos, ou seja, precisa saber se a informação existe e qual a precisão dela; também deve ser relevante e condizente com seu objetivo para ajudar a melhorar a performance da empresa; deve ser de fácil entendimento, assim, os colaboradores da empresa poderão ajudar a calcular e projetar estratégias; e deve refletir direcionadores de valor (aquilo que movimenta a empresa na direção correta) para atingir os objetivos.

Como dito, você pode usar diferentes indicadores de acordo com o que está sendo analisado, só não esqueça que eles precisam ser relevantes para o negócio e que a análise precisa ser feita corretamente.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.

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