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Completo, Volkswagen Polo ultrapassa os R$ 85 mil na versão Highline Beats Sound

As capas dos retrovisores na cor vermelha sinalizam que o Polo está com o som premium Beats (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Lançada no Brasil em 2017, a atual geração do Polo é oferecida com motores 1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI, com transmissão manual ou automática. Os preços do Polo 2020 partem de R$ 53.590, mas podem ultrapassar os R$ 85 mil com todos os opcionais. Essa “versão ostentação” do compacto é a “top” Highline 200 TSI, adicionada dos pacotes de opcionais Beats Sound e Tech High. Com a missão de atrair para as concessionárias os clientes que buscam as versões mais completas dos hatches compactos, a configuração Highline 200 TSI do Polo é movida por um motor tricilíndrico 1.0 turbo TotalFlex, com potência de 128 cavalos com etanol e 116 cavalos com gasolina, sempre a 5.500 rpm, e o torque máximo de 20,4 kgfm com gasolina ou etanol, a 2.000 rpm. O propulsor trabalha sempre acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, com opção de acionamento manual por meio de comandos no volante.
Em termos estilísticos, permanecem as linhas apresentadas em 2017. Os faróis de perfil baixo conferem uma aparência agressiva. A segunda barra da grade do radiador é cromada na versão Highline e une as linhas cromadas dos faróis. As luzes de condução diurna em LED ficam ao lado dos faróis de neblina. Na lateral, uma linha dupla em forma de flecha, que começa na coluna de trás e se projeta visualmente para os para-lamas dianteiros, é a marca registrada no design. Na traseira, uma linha horizontal sob as lanternas na tampa traseira se desloca para o para-choque e reforça a largura. O difusor, integrado ao para-choque, ressalta a esportividade. Na versão Beats, os espelhos com carenagem vermelha e os emblemas alusivos ao som da marca premium nas portas e nas soleiras dianteiras dão um toque “fashion” ao compacto.

Versão Highline 200 TSI com som Beats e opcionais Tech High é a mais completa que o Polo pode ter (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Pelo preço inicial de R$ 76.990, o Polo Highline 200 TSI vem com direção elétrica, assistente para partida em aclive, acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, controle automático de velocidade, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, dois airbags dianteiros e dois laterais para os ocupantes dianteiros, ar-condicionado digital, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo com display multifuncional, controle eletrônico de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, faróis de neblina com luz de conversão estática, luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, manoplas da alavanca do câmbio e do freio de mão em couro, para-sol com espelho iluminado para motorista e passageiro, porta-luvas iluminado e refrigerado, rodas de liga leve 16 polegadas, sistema de som com app-connect, suporte para celular com entrada USB para carga e vidros elétricos dianteiros e traseiros, com função um toque nos da frente.
Contudo, o preço inicial de R$ 76.990 para o Polo Highline 200 TSI vale somente para a cor sólida preta (a do modelo testado). Outras cores sólidas (branca ou vermelha) acrescentam R$ 490 e as metálicas (azul, cinza e dois tons de prata) somam R$ 1.570. Os opcionais adicionam conforto e estilo e, consequentemente, ampliam a fatura. O pacote Beats Sound – que não é disponibilizado para as cores de carroceria vermelho e azul -, além do sistema de som premium Beats com quatro alto falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer e adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique “Beats”, incorpora ainda o porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço e rede para segurar pacotes. As capas dos retrovisores externos são vermelhas. Esse pacote agrega R$ 2.400 à fatura.

O hatch da VW pode vir com vistosas rodas de liga leve opcionais de 17 polegadas (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Já o pacote Tech High inclui sensor de estacionamento dianteiro, comando de voz, câmera traseira, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, indicador de pressão dos pneus, Active Info Display (display digital), sensor de chuva e crepuscular, sistema Discovery Media e sistema de navegação e soma R$ 4.290 ao preço do carro. Se o comprador optar por uma cor metálica e decidir aproveitar para colocar também rodas de liga leve 17 polegadas (por R$ 1.090), o valor total salta para R$ 86.340. Mas a proposta do Volkswagen Polo nunca foi ser o hatch compacto mais barato que o dinheiro pode comprar. Ainda mais nessa incrementada versão Highline 200 TSI Beats.
O design interno do Polo nacional é conservador, mas nessa versão com o opcional Beats Sound agrega alguma jovialidade, além, é claro, de um sistema de som diferenciado, de alta qualidade. Uma vistosa faixa vermelha – talvez excessivamente chamativa – atravessa todo o painel e avança para as portas. Os plásticos rígidos predominam no acabamento, porém a mistura de diferentes texturas não deixa que o aspecto pareça empobrecido.
O compacto da Volkswagen tem ergonomia correta e o motorista encontra facilmente a melhor posição para dirigir por conta dos ajustes de altura e profundidade do volante e altura milimétrica do banco. No banco de trás, há espaço suficiente para dois passageiros, entretanto, um terceiro viaja apertado no centro, pois o carro não conta com assoalho plano.
Direção elétrica e suporte de celular no painel em todas as configurações do Polo, a versão Highline acrescenta ar digital, partida por botão com chave presencial, aletas atrás do volante para mudanças das marchas, controle de velocidade de cruzeiro e porta-luvas refrigerados. O pacote Tech High inclui multimídia com de 8 polegadas com GPS integrado e o quadro de instrumentos 100% digital, que funcionam como diferenciais importantes na categoria.

Com o sistema de som Beats Sound, o Polo vem com uma chamativa – até demais – faixa vermelha no painel (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

O Polo 200 TSI é um hatch com bom fôlego para o uso urbano cotidiano e surpreende positivamente quando o motorista tem a oportunidade de pisar fundo no acelerador. O câmbio automático de seis marchas é bem entrosado com o motor e oferece respostas eficientes, rápidas e suaves. Os 20,4 kgfm de torque fazem o compacto retomar a velocidade rapidamente. Os comandos para trocas manuais de marchas atrás do volante viabilizam uma performance mais esportiva, sempre que o motorista quiser, com mudanças ágeis. O modo Sport eleva os giros do motor e melhora as acelerações, porém aumenta o consumo de combustível.
As suspensões são firmes o suficiente para permitir dirigir esportivamente, porém, são condescendentes com os passageiros, que não sofrem excessivamente com as irregularidades nas vias. Nas curvas fechadas, a carroceria aderna pouco e o motorista sente o carro na mão, o que é bastante tranquilizador. A direção bem calibrada entrega sensibilidade suficiente para dar prazer a quem dirige. Bastante competitivo em relação aos concorrentes, o Polo Highline 200 TSI Beats é gostoso de se dirigir, esbanja aquela agradável consistência construtiva típica dos projetos alemães e, se o motorista quiser, é capaz de oferecer um desempenho instigante. Tudo isso embalado por um som de alto nível. (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Ficha técnica
Polo Highline 200 TSI Beats

(Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, turbo, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 128 cavalos com etanol e 116 cavalos com gasolina, sempre a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm com etanol ou gasolina, a 2 mil rpm
Câmbio: automático de 6 marchas com acionamento manual por meio de manoplas no volante
Direção: elétrica
Suspensão: independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 195/55 R16 (opcional 195/50 R17)
Tração: dianteira
Dimensões: comprimento: 4,05 metros, largura: 1,75 metro, altura: 1,46 metro e entre-eixos: 2,56 metros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.147 kg
Porta-malas: 300 litros
Preço: R$ 76.990 na cor sólida Preto Ninja (a do modelo testado). Outras cores sólidas (Branco Cristal ou Vermelho Tornado) acrescentam R$ 490 e as cores metálicas (Azul Night, Cinza Platinum, Prata Sirius ou Prata Tungstênio) somam R$ 1.570. O pacote Beats Sound acrescenta R$ 2.400. O pacote Tech High acrescenta R$ 4.290. E as rodas R17 acrescentam R$ 1.090. Preço com todos os opcionais: R$ 86.340

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