EXPECTATIVA

Concurso fotográfico de Mogi terá resultado final dia 18

A BUSCA Do fotógrafo Osmar Duarte, a imagem que obteve a primeira colocação na categoria Instragram resume os sentimentos e impressões do autor diante da pandemia.
A BUSCA Do fotógrafo Osmar Duarte, a imagem que obteve a primeira colocação na categoria Instragram resume os sentimentos e impressões do autor diante da pandemia.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prepara a divulgação do resultado final do 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes. Será na próxima quinta-feira, dia 18 de junho. A data inicial era 5 de junho, mas teve de ser adiada devido a problemas técnicos no servidor da Prefeitura que impediram a análise das fotos inscritas online. Mas, uma das categorias do concurso, a Instagram, já tem a imagem vencedora.

De autoria do artista Osmar Duarte, a fotografia vencedora mostra uma criança confinada numa espécie de caixa retangular transparente, com olhos fixos num smartphone. Em seu perfil na rede social Instagram, o autor comenta sobre a foto: “Neste período de quarentena, minha procura por uma fotografia que pudesse resumir meus sentimentos e impressões sobre o que estamos passando resultaram nesta imagem.”

No perfil da Secretaria Municipal de Cultura, onde as fotografias que concorriam ao prêmio foram postadas, a imagem vencedora nesta categoria obteve quase o dobro de curtidas da segunda colocada.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o tema é “Meu Olhar, Meu Lugar”, sobre o isolamento social e a visão dos fotógrafos de seus espaços de vida, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados da quarentena.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, ressalta que o objetivo do concurso é promover uma imersão artística neste momento tão peculiar, criando um registro histórico da atual situação.

Além do tema, outra mudança no concurso fotógrafo deste ano, também em função da crise gerada pela pandemia, é que não haverá premiação em dinheiro, uma vez que a verba inicialmente destinada a este fim foi remanejada para apoio emergencial aos profissionais da arte e cultura da cidade que tiveram suas atividades paralisadas em função da quarentena (por meio da Movi.Ar – Mostra Virtual A Arte Não Esqueceu de Você).

O concurso foi aberto a fotógrafos profissionais e amadores de todo o território nacional. Porém, apenas para uma categoria cada, com exceção da modalidade Instagram, que foi livre para todos os participantes.

O prêmio é dividido em quatro modalidades: Prêmio Mogi de Fotografia 2020 (participantes com idade mínima de 18 anos); Prêmio Melhor Foto Mogiana, exclusivo a fotógrafos da cidade e que segue a restrição da idade mínima de 18 anos; Prêmio Jovem, destinado a participantes com idades entre 7 e 17 anos, e o Prêmio Instagram, de livre participação.

Nas categorias Prêmio Mogi de Fotografia 2020 e Prêmio Jovem haverá troféus para os primeiros e segundo colocados e também menção honrosa para quem ficar entre a terceira e décima colocação. Na categoria Melhor Foto Mogiana, a premiação vai apenas para os primeiro e segundo lugares. Por fim, na categoria Instagram, troféu apenas para o primeiro colocado.

Todas as fotografias inscritas passam por uma primeira etapa de habilitação e depois são enviadas para uma curadoria especializada, que faz a seleção dos vencedores com base nos seguintes critérios: estética, oportunidade, singularidade e qualidade de apresentação.

A entrega da premiação de todas as categorias será agendada posteriormente. As fotografias premiadas e com menção honrosa integração a mostra-coleção “Meu Olhar, Meu Lugar”.

Eventuais dúvidas sobre o 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes poderão ser esclarecidas mediante consulta eletrônica, pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou pelo telefone/Whatsapp (11) 4798-6900.


Deixe seu comentário